O texto âncora corresponde ao trecho que chamará a atenção do leitor para seguir consumindo dentro do seu site conteúdo diferente, porém relacionado ao que se está lendo.

Ele deve, essencialmente, ser conciso e ter relação com a página que está indicando. Por isso o nome âncora: ele é quem sustenta, ou ancora, o link interno (ou externo) dentro da estratégia do post atual.

A âncora, não importa se em frase ou palavra, é importantíssima para que o SEO funcione, já que abriga o link com destaque.

A partir disso, conheça o elemento-chave para o sucesso do SEO.

Você sabia que o os robôs Google visitam seu site por links internos? Entende a relevância do assunto? Separamos algumas dicas para não errar na hora de pensar na sua âncora.

Seis dicas para formar o texto âncora pensando no SEO

  1. Evite usar sua palavra-chave atual como texto âncora para o próximo link.
    Isso pode tirar a credibilidade do conteúdo perante os robôs. Eles vão entender que no post tem o conteúdo necessário sobre o assunto que o trecho em destaque indica;
  1. Pense na palavra ou frase que pode atrair cliques. Repito, ela deve ser concisa e chamar a atenção;
  2. Muita cor pode poluir o texto. Tenha cautela na escolha da cor da palavra. Geralmente, a cor automática é azul;
  3. Evite penalizações variando nas âncoras. A repetição delas pode fazer o Google puni-lo;
  4. Em casos de sites externos, evite os com baixa qualidade ou baixa credibilidade. Eles podem tirar sua autoridade no assunto;
  5. Preze sempre por indicações de páginas com conteúdo de verdade. Evite links de home e de páginas só levam aos produtos.

Algumas categorias de âncora

Correspondência exata (com a palavra-chave do que está sendo linkado); Correspondência parcial (inclui a palavra-chave e outros termos do que se linka); Marca (nome do negócio); Marca e palavra-chave (junta a marca mais uma palavra-chave); URL (âncora com o endereço por extenso); Genérico (usuais “clique aqui”; “saiba mais”; “descubra”) e Imagens (na imagem, adicione o texto “alt text”).

Você já traçou seu plano de mídia online? Não? Vamos te mostrar como se faz no próximo post.