1.Código aberto
O Android é um sistema que possui licença aberta. Com isso, vários desenvolvedores podem contribuir para que o Android tire melhor proveito das novas tecnologias. Desenvolvedores independentes também pode contribuir e fazer suas próprias alterações criando assim ROMs, kernels, MODs, entre outras coisas.
2.Variedade de dispositivos
O Android é adotado por uma grande quantidade de fabricantes o que torna a sua presença no mercado massiva. Você pode escolher smartphones e tablets com diversas resolições. Variando entre hardwares simples a hardwares poderosos com recursos inovadores. Sem falar na gama de preço que vão desde modelos por R$ 300 a modelos de até quase R$ 3 mil. Talvez esse seja o fator dominante que tornou o sistema tão popular.
3.Liberdade de customização
Você não fica preso à interface padrão do sistema, com isso você pode customizar ainda mais o framework do sistema ou trocando por ROMs que ofereçam um visual diferente.
5.Maior integração com os serviços do Google
O Android tem o Google como padrinho, então era esperado um grande foco e integração com seus serviços. Então para quem usa os serviços da empresa, o Android é o sistema mais indicado.