Se você é o tipo de pessoa que trabalha com público (seja na publicidade ou na propaganda), certamente já deve ter ouvido falar de usabilidade.
A usabilidade é uma estratégia importante a ser levada em consideração, pois é ela quem vai fornecer as pessoas uma interface interativa, estruturada de maneira lógica, de modo a proporcionar ao público melhor entendimento acerca de algo.
O bom uso do conceito de usabilidade
A usabilidade tem um caráter importante na elaboração de algo, pois ela te dá suporte para que você tenha em mente como está a sua interface.
Levando em consideração que sua interface deve ser elaborada de acordo com o perfil do público, é importante, então, que o público entenda o seu site.
Em outras palavras, seu site deve ser lógico e fácil de ser usado.
Citemos como exemplo o site de sua empresa.
Para que você trabalhe de maneira bem sucedida o conceito da usabilidade em seu site, é importante que ele traga:
Facilidade de uso
Quando as pessoas acessam o site de sua empresa à procura de alguma coisa, elas não estão a fim de perder tempo tentando entender como mexe nele. E se essa experiência não for positiva no primeiro contato, é difícil que haja um segundo. Tal como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”.
Eficiência de uso e produtividade
Esse item é uma continuação do primeiro. Não adianta seu site ser fácil de ser utilizado, ele tem de ser eficiente e produtivo. Site fácil de ser usado, porém cheio de informações inúteis, não agrada o público. Aqui, entra também o quesito de satisfação do usuário.
Interface organizada = facilidade de uso e menos suporte técnico.
Trabalhando bem o conceito de usabilidade – ou seja, trabalhando bem o conceito do “fazer para o público” – sua empresa só tem a ganhar.
Entre os maiores benefícios para sua empresa estão:
Aumento das vendas
Voltando ao exemplo do seu site. Você pode ter certeza de que a melhor propaganda é a propaganda boca a boca. Isso significa que se o cliente entrar em seu site, contatar seu serviço e sentir-se satisfeito, a possibilidade dele indicá-lo a alguém é maior.
Site bom reduz seus custos
Um bom site se sustenta por si só, da melhor maneira possível. Se o seu cliente entrar em seu site à procura de algum serviço e encontrar o que queria, ótimo! Caso contrário, você vai ter de dedicar tempo (e às vezes, dinheiro) a fim de sanar a dúvida de seu cliente.
Aumento da qualidade do produto
Num mundo cada vez mais globalizado, bom serviço passa a ser sinônimo de qualidade. Em outras palavras, investir em usabilidade é a melhor coisa que um empresário/investidor pode fazer nos dias de hoje, a fim de se comunicar da melhor maneira possível com seus clientes.
Gostou dos benefícios? Acesse nossos cases e conheça um pouco mais sobre a CVS Comunicação.