Transformação digital – O que é e sua importância e relação com os dados

Como primeira definição, poderíamos dizer que a transformação digital é a aplicação de recursos digitais a processos, produtos e ativos para melhorar a eficiência, melhorar o valor para o cliente, gerenciar riscos e descobrir novas oportunidades de geração de renda.

O que é transformação digital?

A transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de uma empresa, mudando fundamentalmente a maneira como opera e agrega valor a seus clientes. Envolve também uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem constantemente o status quo, experimentem e se sintam à vontade para aprender. 

A transformação digital pode envolver a reelaboração de produtos, processos e estratégias dentro da organização através do uso da tecnologia digital.

Como tal, este processo exige um exame e reinvenção da maioria, se não de todas as áreas dentro de uma organização, de sua cadeia de fornecimento e fluxo de trabalho, das habilidades de seus funcionários e dos processos de discussão no nível do conselho. diretiva, interações com os clientes e seu valor para as partes interessadas.

A transformação digital ajuda uma organização a acompanhar as demandas emergentes dos clientes, mantendo-as no futuro. Além disso ela permite que as organizações concorram melhor em um ambiente econômico em constante mudança, à medida que a tecnologia evolui. Para tanto, este processo é necessário para qualquer empresa, organização sem fins lucrativos ou instituição que busque sobreviver no futuro. 

1.Tecnologias-chave da transformação digital 

A tecnologia impulsiona a necessidade de transformação digital e suporta a digitalização de uma organização. Além disso, não há um único aplicativo ou tecnologia que permita a transformação digital, mas há vários processos-chave que uma organização geralmente deve ter para enfrentar a transformação:

  • A computação em nuvem, por exemplo, oferece à organização acesso mais rápido ao software necessário, novos recursos e atualizações, armazenamento de dados, permitindo que ela seja ágil o suficiente para ser transformada.  
  • A tecnologia da informação permite que uma organização concentre seu investimento de talento e dinheiro em pesquisa e desenvolvimento em soluções customizadas que suportem seus requisitos e os processos que a diferenciam no mercado.
  • Plataformas móveis permitem que o trabalho seja feito onde e quando.
  • Aprendizado de máquina e tecnologias de inteligência artificial dão às organizações o conhecimento para tomar decisões mais precisas sobre vendas, marketing, desenvolvimento de produtos e outras áreas estratégicas. 

Outras tecnologias que impulsionam a transformação dos negócios são o blockchain, a realidade aumentada e a realidade virtual, as redes sociais e a Internet das Coisas (IoT).

2.A importância da transformação digital em um mundo de dados

Como a transformação digital é diferente da reengenharia de processos de negócios? Uma jornada deste processo move uma organização de um mundo definido pelo processo para um mundo baseado em dados. Vamos ver por que isso é poderoso e como o valor que uma organização oferece aos clientes e usuários finais muda.

3.Processos de colapso digital

No mundo de hoje, as empresas são construídas por processos, tentando desenvolver processos de alto nível. Seis Sigma e outras ferramentas são projetadas para refinar e melhorar esses processos para criar eficiência, foco e melhoria na qualidade. Em contraste com isso, a transformação digital reduz os processos que uma empresa faz ou poderia fazer hoje. Ela também automatiza o trabalho que as pessoas fazem e converte o processo em software. O que resta são dados.

O digital converte processos em dados. Isso permite que as organizações vejam seus negócios através da lente dos dados, em vez do objetivo do processo. De repente, os dados deixam claro que as pessoas são importantes e que a experiência do cliente é importante. Por exemplo, em vez de ver o atendimento ao cliente como um conjunto de processos iniciados pelo cliente ou pela organização, são os dados do cliente que forçam a organização a pensar na experiência do cliente.

Além de inovar com produtos novos e existentes, os dados ajudam as organizações a descobrir e capturar novas oportunidades. Os dados permitem que as organizações prevejam tendências, desde os padrões de gastos do consumidor até as tendências macroeconômicas, permitindo que eles os organizem.

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