Tenha uma estratégia de marketing digital poderosa

De acordo com um estudo de “Gestão de Marketing Digital” da Smart Insights, 46% das marcas não têm uma estratégia de marketing digital definida, enquanto 16% têm uma estratégia mas ainda não a integrou em sua atividade de marketing. Mas aqui está a questão: se você não tem um plano como você pode esperar crescer e inovar, medir resultados significativos e aprender com os erros do passado?

É hora de parar de entrar em pânico pensando no próximo ano ou no próximo mês e começar elaborando um plano que pode fazer voce crescer. Selecionamos os passos mais importantes que você, o tomador de decisões, deve tomar para garantir que seus esforços de marketing digital criem um impacto real em sua linha de fundo.

Defina sua estratégia

  • Defina a missão / objetivo global da sua empresa – sua missão de marketing digital deve se enquadrar em seu grande plano.
  • Responda a esta pergunta: qual é o objetivo primordial que você deseja que seus esforços de marketing digital alcancem.

Definir e medir seus KPIs

  • Seja específico com seus KPIs, identificando os números que serão considerados responsáveis pela realização.
  • Obtenha realismo com seus KPIs analisando seus esforços de marketing digital anteriores primeiro – isso garantirá que você aponte para um aumento positivo em seus resultados atuais, ao mesmo tempo em que o ajuda a evitar definir suas expectativas muito altas.
  • Identificar um método para ajudá-lo a medir cada um de seus KPIs – por exemplo, você usará o Google Analytics para medir suas conversões, suas análises de mídia social individuais para controlar o envolvimento ou uma ferramenta como o BuzzSumo para avaliar o sucesso de seu marketing de conteúdo?
  • Antes de começar a planejar seus KPIs, descubra quais métricas são mais importantes para seu CEO.

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Analise seu passado (e aprenda com seus erros)

Você não tem que (e não deve) ir para o período de planejamento no escuro. Analisar o sucesso e falhas do passado da estratégia de marketing digital pode ajudar a focar na definição dos melhores KPIs para o seu negócio.

Escolha um período de tempo que você gostaria de analisar (é melhor definir este período de tempo como o mesmo período de tempo que você planeja para sua nova estratégia) – por exemplo, decidir se você vai analisar o ano anterior, trimestre ou mês .

Como analisar

  • Determine o período de tempo que você deseja analisar e defina seu calendário do Google Analytics para que coincida com esse período.
  • Experimente os Relatórios de Benchmarking do Google na sua conta do Google Analytics para comparar o seu progresso com os seus concorrentes.
  • Não se esqueça de analisar a estratégia de seus concorrentes também – criar uma planilha de análise de suas atividades online (você pode usar SEMrush para identificar a estratégia de SEO de um concorrente, ou seja, quais palavras-chave estão dirigindo o maior volume de tráfego orgânico para seu site. Ele também pode ser usado para comparar o tráfego orgânico e pago de sites diferentes).
  • Faça esta pergunta em intervalos regulares: há algo mais que eu preciso analisar que eu não tenha pensado antes – por exemplo. Devo testar as vezes em que publicar meu conteúdo ou os tipos de imagens que eu uso?

Esses são alguns passos que você deve seguir para definir melhor sua estratégia de marketing digital.

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