Tendências tecnológicas para 2017

Estamos chegando ao final do primeiro trimestre de 2017, por isso está é a altura em que algumas tendência para este ano ainda estão surgindo.

Este é o momento certo para fazer falar sobre as tendências tecnológicas deste ano. Recolhemos várias tendências, entre as quais as da Gartner, e selecionámos aquelas que vão ter maior impacto em 2017.

Independentemente do que aconteça no próximo ano, a tecnologia está presente no nosso dia-a-dia e quase já não nos conseguimos organizar sem o seu auxílio.

 

Internet de Tudo

Robots ou veículos que dirigem automaticamente já não são “coisa de filme”. Nos últimos anos, assistimos ao nascimento e proliferação da Internet das Coisas (IoT,), ou seja, objetos que têm componentes de inteligência artificial.

Como a Internet das Coisas se transforma na Internet de Tudo (Internet of Everything)? Com o aumento do número de objetos inteligentes, é possível que estes deixem de atuar sozinhos e integrem um modelo de colaborativo em que diversos dispositivos inteligentes trabalham em conjunto para fazer tarefas e ainda se interliguem com serviços cloud e centros de processamento de dados.

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Pokémon Go foi uma das palavras mais buscadas no motor de pesquisa Google e um dos maiores fenómenos até hoje. Este game de realidade aumentada conseguiu mais de 100 milhões  de downloads e abriu as portas para o sucesso de muitos outros jogos e aplicativos que usam realidade aumentada e virtual.

Além da febre Pokémon Go, não houve evento tecnológico que não ofertasse a possibilidade de testar a realidade virtual. Também chegaram ao mercado dispositivos a preços mais acessíveis. Um dos mais populares foi o Oculus Rift, vocacionado para jogos, e, mais recentemente, os óculos de realidade virtual Playstation VR.

Assistentes Virtuais

SiriGoogle Now ou Cortana  não são nomes desconhecidos para quem usa um smartphone. Estes assistentes virtuais integram os sistemas operativos dos dispositivos móveis e executam diversas ações comandadas pela voz ou escrita do usuário. Ultimamente foram também incluídos em outros sistemas operativos como o Windows 10 (caso do Cortana) e o MacOS Sierra (que inclui o Siri).

 

Apostamos que 2017 será um ano em que iremos interagir com sistemas cada vez mais inteligentes que interligam pessoas e serviços. Qual destas tendências terá mais impacto no próximo ano?

Leave a Reply