Tecnologia no Marketing: qual o retorno que pode trazer para sua empresa?

Todos sabemos que com a chegada da internet que o Marketing sofreu grandes transformações. A web trouxe novas expectativas nos clientes e oportunidades de diferenciação – pesquisa, mobile, social, geolocalização – que continuam a crescer. Todos os meses chegam ao mercado inovações que nos colocam cada vez mais interligados uns com os outros. E isso inclui empresas e clientes.

Para monitorar o volume de dados surgem cada vez mais ferramentas capazes de alterar o trabalho do profissional de Marketing em algo mais analítico do que o comum pensamento em vendas. Além de ter que usar gráficos e números na sua rotina, é fundamental entender a tecnologia e o que está por trás dela.

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Atualmente todas as tarefas que envolvem estratégia contém alguma inovação que altera a forma com que se lida com o consumidor. Assuntos como Internet das Coisas, Big Data, Gamificação, Realidade Aumentada e Virtual, Redes Sociais entre outros são assuntos obrigatórios em reuniões das empresas. Se não acredita, pense em algumas das principais empresas de tecnologia do mundo para ver como elas estão revolucionando a forma como os negócios são feitos neste momento. O Google, por exemplo, investe em AdWords, Gshopping e Remarketing.

A Tecnologia no Marketing já vem revolucionando o setor em várias frentes, como ferramentas, formação e ações voltadas ao marketing e tecnologia. Os cargos das empresas também estão mudando. Em 2017, os diretores de Marketing trabalharão mais em tecnologia do que os diretores de informação, segundo dados da consultoria Gartner. E por isso esta área passa a ser cada dia mais estratégica.

Se há algum tempo ninguém ouvia falar sobre Big Data, hoje ele está presente nas ações e nos investimentos de departamento de Marketing de grandes empresas. Os bancos de dados cresceram e estão mais complexos, deixando às ações mais inteligentes. Paralelamente, grande parte das vendas e da decisão de compra não está mais no mercado offine e passou para o e-commerce. Profissionais de Marketing precisam entender as várias ferramentas disponíveis e se adaptar a elas.

O programa tweet-a-coffee da Starbucks comprova como a tecnologia pode se tornar uma essencial aliada ao crescimento das vendas. A cafeteria passou a permitir, em 2013, que consumidores presenteassem amigos através do Twitter com US$ 5 para uso na rede. Segundo a empresa de pesquisa Keyhole, em apenas um mês US$ 180 mil foram enviados. O retorno se torna ainda mais considerável diante do baixo investimento do programa.

A mecânica da ação para usuários é bem fácil: basta colocar @tweetacoffee e o perfil de um amigo num tweet. Mas a tecnologia por trás do programa é bem mais complexa.

Foi preciso interligar o cartão de crédito do usuário à conta dele no Twitter e ao Starbucks, o que exige programação. Depois, foram utilizadas ferramentas de geomarketing, para uma segmentação por localização. Foi ainda usado um API (Application Programming Interface) para integração com a rede social e, claro, o uso de analytics para se levantar a taxa de conversão.

 

O varejo é um setor que sente muito o impacto das ferramentas tecnológicas. As interações humanas comparativamente com as tecnológicas mecanizam as experiências. O retorno do uso desse tipo de estratégias de marketing digital e tecnológico é infindavelmente maior do que o investimento e quanto maior a inovação mais vendas serão feitas. Chegou a hora das empresas se adaptarem ao mercado digital.

Quando sua empresa vai optimizar esses processos?

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