Benchmark da Taxa de Conversão por Segmento de Mercado
Medir os resultados dos nossos investimentos no marketing digital é primordial para sabermos o que fazer para otimizá-los.
É por isso que, ao abordar o tema e-commerce, é aconselhável monitorar a taxa de conversão de acordo com o segmento que cada empresa segue.
O que consideramos como uma conversão?
A conversão no marketing digital é uma ação que o usuário realiza no site ou campanha e que pode ser medida, como clicar em um botão ou preencher um formulário. A cada conversão o usuário avança um passo para chegar no objetivo esperado em uma página do site, loja online ou anúncio.
Para quem não se recorda da fórmula e de como se calcula, lembramos agora:
- (número de vendas / quantidade de visitas) x 100
Se determinada loja recebeu 1000 visitas e 20 consumidores finalizaram a compra, temos uma conversão de 2%, pois: (20/1000) X 100 = 2%.
Confira as taxas médias de conversão por segmento:
Os dados da taxa média de conversão por segmentos são resultado de uma pesquisa realizada pela Leadster durante um ano, com mais de 63 milhões de acessos em 1001 sites: o Panorama de Geração de Leads no Brasil.
Nessa pesquisa e análise consideramos apenas as conversões de visitantes para propostas de vendas (como demonstrações, pedidos de orçamentos, agendamento de reuniões, solicitação de mais informações, entre outros).
Não foram incluídas no estudo Landing Pages de topo de funil (como e-books e outros materiais), que possuem altas taxas de conversão. As taxas são:
- Imobiliárias: 2,62%;
- Mercado B2B: 3,60%;
- Automotivo: 3,68%;
- Venda de produtos (exceto e-commerce): 4,01%;
- Software: 4,12%;
- Educacional: 5,74%;
- Serviços: 6,67%.