Você captura leads, mas eles não são qualificados? Saiba que já existe solução.

Muitas empresas melhoraram a qualificação dos leads utilizando a nova tecnologia disponibilizada pelas redes sociais e buscadores.

Trabalho – Foto: CAIO SOLDI / IMAGEM CVS

Nesta entrevista com o CEO da Agência CVS Comunicação, Caio Soldi nos contou que o novo desafio não é mais atrair os leads e sim qualificar o público alvo, ter mais conversões, mais “negócios fechados”.

Porque qualificar o lead é tão importante? Qualificar os leads, possibilita que as empresas fechem mais negócios em menos tempo, em outras palavras, aumenta o ROI “Retorno Sobre Investimento”. Sendo assim, é possível investir o mesmo valor de mídia e aumentar o número de vendas.

Os leads nas Redes Sociais são desqualificados? Não! A qualificação dos leads nas redes sociais tem relação direta com dois “elementos”: a segmentação do público alvo e qualidade gráfica dos anúncios. Segmentação é “idade, região, interesses, cargos, etc” do público alvo e estas configurações devem ser realizadas por técnicos capacitados, pois nem sempre é fácil mexer no painel do Google Ads ou Facebook Ads. Já a qualidade gráfica deve ser realizada com base em estudos, por exemplo “*gatilhos mentais” para influenciar e cativar o público à interagir com o anúncio.

*Clique aqui para ler sobre gatilhos mentais.

Qual a melhor mídia digital para obter ROI? Não existe a melhor mídia, é fundamental as empresas criarem um funil de mídia com o público alvo e testarem diversos **criativos, para analisar o resultado. Acredito que o segredo seja monitorar o resultado, para possibilitar mudanças rápidas de estratégias.

Veja o gráfico abaixo, quantos leads o cliente obteve e quantos testes foram realizados antes “campanhas desativadas”.

**nome dado aos anúncios gráficos.

Existe um funil de mídia para capturar leads qualificados? Sim, criamos ao longo de 10 anos atendo clientes como COCA-COLA, CBF, ELEMIDIA, NET, CLARO, etc. Sugerimos dividir a campanha em três etapas: reconhecimento, interação e conversão.

Na etapa de reconhecimento sugerimos o cliente convidar o público alvo para conhecer o produto, sem forçar a venda. Na segunda etapa, de interação, o objetivo é seguir o público alvo com anúncios em diversos locais, para ser lembrado. E na última etapa, de conversão, capturamos os dados do público alvo e para isso utilizamos técnicas de gatilhos mentais e tecnologias para conversar em tempo real.

Veja o nosso modelo de funil abaixo:

Qual é o valor mínimo para investir em mídia? Não existe por definição um valor mínimo, quando estruturamos uma campanha nos painéis do Google ou das Redes Sociais, o próprio sistema fala o número de conversões e pessoas impactadas.

Quer ver alguns dados de conversão clique aqui.

Poderia nos falar um pouco sobre o número de conversões? Sim, existem dois número que são muito importantes, a taxa de preenchimento dos formulário e a taxa de conversão de vendas. Obviamente estas taxas podem variar de acordo com segmento e valor investido de mídia, mas o ideal é ter uma taxa de preenchimento de formulário acima de 15% e conversão em vendas acima de 5%. O mundo digital é extraordinário, vemos taxas de 30% de preenchimento e 15% de vendas, mas para chegar neste nível é necessário realizar muitos testes.

Quer aprender a fazer a criar campanhas de alto impacto? Clique aqui.

Veja um exemplo abaixo como você pode organizar o seu relatório, para comparar os resultados.

Qual seriam as dicas finais para quem esta começando a captar leads pela internet? Recentemente lançamos um curso ensinando a nossa metodologia, mas acredito que as principais dicas sejam evitar investir em apenas uma mídia, testar criativos diversos, procurar analisar os dados da campanhas, e por fim, ter paciência, o resultado não vem do dia pra noite.