
O WhatsApp é a mídia de comunicação presente em 70% dos celulares brasileiros, cerca de 30% da população usa o aplicativo todos os dias.
Já pensou em introduzi-lo na sua estratégia de vendas nos parâmetros do marketing de conteúdo? Não? Comece já!
O WhatsApp, além possibilitar funções que transmitem uma mesma mensagem a inúmeros contatos, garante um vínculo entre empresa e cliente e gera visibilidade aos produtos, uma vez que permite o envio de imagens por status ou conversas privadas.
Conheça aqui outras redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros.
WhatsApp e a chave para as vendas
Monte sua estratégia nos próximos passos para vender mais em sua rede de comunicação/venda.
- Público
Você precisa saber o que motiva as pessoas a comprar. A partir disso, trace uma estratégia de abordagem que seja convincente e atraente. - Recursos
O WhatsApp dispõe de um recurso chamado “Lista de Transmissão”. Com a lista você pode adicionar pessoas com perfis diferentes e montar mensagens personalizadas para cada estilo de seleção.
Tenha cuidado para não ser evasivo demais e adicionar clientes que não queiram receber seu conteúdo.
- Divulgação
Compartilhe seu número de celular “empresarial” em todas as redes e plataformas utilizadas.
Sempre que possível conecte com outras redes sociais. - Conteúdo
Foque sempre em esclarecer todas as dúvidas do cliente logo na mensagem de divulgação do produto. Muitas pessoas desistem da compra por não conseguir o esclarecimento de suas dúvidas. Deste modo, esteja disponível para responder às que virão.
Mas não fique só no lugar comum, faça posts com dicas sobre o produto, informações sobre a marca, mande mensagens em época de efemérides e aniversários e avise quando montar uma liquidação ou campanha.
É essa relação de proximidade que garante o sucesso de sua estratégia.
- Planejamento
Saiba equilibrar o envio das mensagens. Não seja o chato que importuna o cliente todos os dias.
Crie filtros para falar nos momentos necessários.
Lembre-se: o WhatsApp permite que a pessoa do outro lado te silencie ou bloqueie. - Business
O aplicativo WhatsApp Business permite que os interessados tenham controle das atividades (não todas) dos clientes. É uma facilidade gratuita para sua estratégia de venda.
O Business permite que seja criado um perfil com informações sobre o negócio, mensagens rápidas para perguntas frequentes ou para saudação/ausência.
Ele avalia ainda a eficiência do serviço por meio de estatística de mensagem. - Gatilhos
Gatilhos mentais são montados para persuadir pessoas pelos aspectos emocionais, sociais e instintivos.
Os mais usados são o de escassez e urgência (“ÚLTIMAS UNIDADES”; “É AGORA OU NUNCA”); prova social (o ato de provar sua audiência pela utilização ou classificação do produto por outras pessoas); garantia (é aquela promessa de que você garante o dinheiro de volta se a pessoa não gostar); novidade (divulgação do produto) e autoridade (é o famoso “AUTORIDADE NO ASSUNTO”).
Não deixe de conferir em nosso próximo post algumas dicas de mobile marketing para seu negócio