Saiba como usar o Snapchat na estratégia de marketing do e-commerce

Qualquer estratégia de marketing digital bem elaborada deve contemplar o uso das mídias sociais. Por meio delas é possível gerar engajamento de usuários, posicionamento de marca e a conquista de novos clientes, muitas vezes sem a necessidade de grandes investimentos.

Mas, para isso, não basta se restringir a canais já consolidados, tais como Facebook, Twitter, Google Plus, Instagram, entre outros. Vale a pena aproveitar mídias pouco exploradas ou em ascensão, nas quais há a possibilidade de atingir públicos distintos.

O Snapchat é um desses exemplos. Trata-se de uma plataforma muito popular entre o público jovem, com menos de 35 anos de idade. Apostar neste canal é uma estratégia para revigorar a marca e garantir penetração em mercados de nicho.

Basicamente, o Snapchat permite interações rápidas e efêmeras entre os usuários. Embora suporte fotos, desenhos e texto, ele tem no vídeo o seu principal formato de interação. Cada snap (mensagem) tem duração de até 10 segundos. Caso a mensagem seja pública, ela fica disponível na rede por apenas 24 horas. Caso seja privada, poderá ser visualizada duas vezes antes de sumir.

Estima-se que o Snapchat possua mais de 150 milhões de usuários diários, superando mídias como o Twitter (136 milhões de usuários diários). Isso representa uma oportunidade valiosa a ser explorada pelos e-commerces que tem foco no público jovem.

Mostramos algumas dicas de como a loja online pode diversificar as estratégias de marketing por meio do Snapchat neste post.

1. Ofereça conteúdos exclusivos

O Snapchat permite a cobertura em tempo real de acontecimentos, o que também pode ser explorado pela loja online. É possível mostrar os bastidores da rotina da loja, como o recebimento das mercadorias, o preparo dos pacotes ou até mesmo etapas do processo de fabricação do produto. Também é possível compartilhar snaps anunciando a chegada de novos itens ou mesmo bastidores de eventos, por exemplo. Isso desperta o senso de curiosidade e aproxima a marca dos consumidores.

A rede de fast food McDonalds tem apostado nessa estratégia no exterior, indicando novidades no cardápio da rede e também o dia a dia de algumas lojas.

2. Promova ações promocionais

É possível utilizar o Snapchat para gerar mais vendas. Para isso, vale a pena promover sorteios e disponibilizar descontos e ofertas exclusivas para quem acompanha a marca. Isso pode ser feito por meio de desafios e gincanas ou com a oferta de cupons de desconto. Assim é possível despertar o senso de urgência nos consumidores, favorecendo as conversões.

A Dominos Pizza colocou em prática esse modelo contando uma história sobre as dificuldades que um entregador de pizza enfrenta para entregar seus pedidos. O vídeo também apresentava um código de desconto que poderia ser utilizado pelos usuários, o que ajudou a gerar mais vendas. Confira a campanha abaixo:

3. Busque a fidelização do público

Como já foi dito, o Snapchat possui um grande volume de usuários diários, tornando essencial a produção frequente de conteúdos. Mas, para que essa ação seja bem-sucedida, é essencial oferecer conteúdo relevante para as pessoas. São várias as possibilidades: demonstrações e dicas de uso dos produtos, depoimentos de funcionários da empresa, detalhes de eventos relacionados ao público-alvo da marca, ou fatos curiosos.

A General Electric é um dos destaques na execução dessa estratégia. Diariamente são apresentados curiosidades e bastidores da empresa, como experimentos científicos e eventos.

Conclusão

Pode até ser que o Snapchat não chegue a desbancar outras grandes redes sociais como o Facebook e o Instagram. Porém, o mais importante é percebê-lo como uma oportunidade a mais para a geração de negócios, principalmente pelo fato de que os custos de utilização são baixíssimos. Com criatividade e um pouco de estratégia é possível conquistar os melhores resultados para a loja online.

Fonte: blog Universo Market Place

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