Veja como converter leads em clientes.

Converter leads em clientes pode ser muito mais simples do que você imagina.

08 nov 2021 (cortexblog.com.br)

1.Capte leads mais qualificados

A qualificação é um termômetro para definir quais oportunidades criadas tem real possibilidade de concluírem a conversão de leads.

Esse processo traz eficiência, agilidade e economia de custos para a empresa. Afinal, ele evita que a área Comercial desperdice tempo e recursos com consumidores que provavelmente não vão fechar negócio com a marca.

A qualificação, portanto, tem como objetivo descobrir quais leads têm um perfil ou um comportamento considerados positivos para a intenção de compra. Dessa forma, será mais fácil direcionar as abordagens para a equipe de Venda e, assim, aumentar a eficácia e o sucesso das propostas.

Atenção: de acordo com a concorrência o valor do lead online pode variar muito, por isso, orientamos as equipes comerciais comerciais criarem estratégias para oferecerem diversos produtos ou serviços com valores diferenciados para os leads capturados. 

2.Otimize o processo de nutrição de leads

Para aprender como converter os leads em vendas, é preciso otimizar o processo de nutrição. Mas, afinal, como se dá essa prática?

É muito simples! Quando um consumidor é classificado como um cliente em potencial, ele percebe a existência de um problema que precisa ser resolvido. Ele, se vê, portanto, na seguinte situação:

  • ter que encontrar a solução para resolver suas demandas;
  • e comparar alternativas disponíveis que melhor atendam a sua necessidade.

Dessa forma, com um conteúdo adequado e direcionado para ambos os momentos, é mais fácil aumentar a taxa de conversão. É justamente essa estratégia que é considerada como a nutrição de leads, uma vez que ela disponibiliza informações suficientes para que o consumidor escolha o que melhor o atende.

3.Identifique e elimine os gargalos do funil

Caso suas taxas de conversão de lead não estejam satisfatórias, talvez o problema esteja no funil de vendas. Ou seja, a jornada de compra do seu consumidor não é eficiente o bastante e existe algum furo que precisa ser corrigido.

Portanto, analise indicadores, reveja processos e descubra se o problema está a nível estratégico ou resulta de alguma falha operacional em virtude da baixa performance das equipes.

É muito importante analisar cada etapa do processo, desde as fases de prospecção, para que a jornada do cliente ocorra de maneira fluida e coordenada.

5.Invista em inteligência comercial

Em tempos de transformação digital, contar com o suporte de uma ferramenta de inteligência comercial é mais do que um diferencial, mas também um requisito básico para o aumento dos indicadores de conversão de leads.

Nesse sentido, uma boa plataforma de automação de dados pode ajudar seu negócio a:

  • entender as necessidades do público-alvo;
  • monitorar tendências e mudanças de mercado;
  • avaliar a execução da estratégia da concorrência;
  • além de analisar indicadores de performance e processos internos da companhia.

Como podemos ver, há ótimas soluções de mercado que, por meio de análise de dados, oferecem insights para o aprimoramento da sua força de vendas.

Portanto, basta avaliar qual solução se encaixa mais com os princípios e modo de atuação da sua empresa e, assim, disparar os lucros.

Gostou do conteúdo? Como você pode ver, o trabalho necessário para uma boa conversão de leads em vendas é desafiador. Seguindo essas dicas e alinhando todos setores da empresa em prol dos objetivos traçados, os resultados, sem dúvidas, aparecerão.

Por fim,  para se conectar com compradores, a empresa precisa parar de empurrar a mensagem e começar a atrair clientes. Então, oferecemos uma solução de alta tecnologia que visa um crescente no número de clientes em potencial, prezando por uma comunicação transparente. Quer saber mais, fale conosco.