Não basta ter as redes sociais atualizadas, com posts legais e quantidade significativa de seguidores, se não houver engajamento. E quando se trata da sua página, os usuários participam e interagem como você gostaria?
Seus canais de rede sociais podem estar “redondos”, com potencial para atrair internautas, mas na prática, a audiência está aquém do que você anseia. Então, é o momento de rever alguns conceitos, né?
Confira abaixo dicas que podem ajudar a construir o engajamento que a sua rede precisa. Seu conteúdo não pode ficar invisível.
O que apetece o meu público
Aqui nesse ponto é necessário checar, observar e tentar entender o que interessa o seu público. De repente, um post com uma determinada abordagem gera mais engajamento, então, você pode se basear nesse modelo para os demais.
De todo modo, gerenciar páginas nas redes sociais é um desafio diário, sendo necessário monitorar o desempenho das publicações, usar ferramentas que trazem assuntos mais populares e formatar os temas mais atraentes.
Público tem de se identificar
Um dos grandes desafios é fazer com que os usuários se identifiquem com o conteúdo. Tem de ser algo que esteja ligado à realidade e cotidiano das pessoas, como incluir fotos divertidas ou fatos que cativam.
Artigo da “Forbes” cita que ações criativas como pedir participação do usuário para inserir legendas, é também uma forma de interação. Além disso, sugerir compartilhamento, em meio a concurso cultural, também pode ser uma boa.
Aproveitar brincadeiras viralizadas
Outra questão é tentar relacionar as postagens e ações a temas que estão muito em discussão. Um exemplo simples é a enxurrada de postagens sobre muitos assuntos no esquema “Raiz” ou “Nutella”.
Nessa brincadeira, as pessoas usavam esses dois cenários em referência às situações que eram de uma forma antigamente (Raiz), “sem frescura” e estão de outro de jeito, atualmente (Nutella), mais “gourmet”. Muitas empresas usaram a brincadeira nas redes sociais, com abordagem de assuntos diversos.