O que é CPM, CPC e CPA? Descubra as métricas do Google.

By 01/08/2020Comercial

Se você tem dúvida sobre o significado de algumas siglas do Marketing, neste post você aprenderá o que é CPM, CPC e CPA.

Entenda as métricas do Google. 

Se você deseja entender mais sobre Marketing Digital e mais ainda se está começando uma estratégia e pretende usufruir de todos os benefícios que ela pode te oferecer, você precisa conhecer o significado de alguns termos e siglas específicos.

É que, se tratando do Marketing Digital, existem várias terminologias específicas da área e que são fundamentais para que sua estratégia seja completa.

Geralmente, esses termos estão relacionados às métricas, ou seja, à sua mensuração de resultados, que aliás, é um diferencial para esse tipo de Marketing e por isso merece ainda mais a sua atenção.

Mas, mais que entender o significado, você precisa também saber exatamente como chegar a essas métricas e como elas interferem em sua estratégia.

Por isso, vamos traçar uma visão geral.

Visão Geral

As 3 siglas — CPM, CPC E CPA — são relacionadas a custos de campanha para anúncios no meio digital.

Independente de estar fazendo anúncios em um um site, blog, portal, rede social ou mecanismo de busca, conhecer esses números é importante já que eles dizem respeito a precificação do anúncio, ou seja, a maneira com que você será cobrado para colocar a sua campanha no ar.

Nos 3 casos, você geralmente adiciona um valor antes da campanha começar a rodar à plataforma escolhida. Conforme os objetivos vão sendo alcançados, esse valor vai sendo debitado.

O que difere cada um dos 3 é basicamente qual a relação entre a ação do usuário e a cobrança feita pela empresa responsável do anúncio a você.

Então, de cara, dá pra entender que os pagamentos de anúncios online baseados nestas 3 siglas são mais direcionados. Afinal, existe uma interação, mesmo que apenas visualizando o anúncio, da parte do público, o que torna o seu investimento mais rentável e com maiores chances de retorno.

Além disso, por se tratarem de métricas, esses 3 tipos de precificação de anúncios comprovam o caráter mensurável das suas campanhas pagas online. Ou seja: você saberá exatamente o que acontece com o seu anúncio, quais os seus resultados e qual foi a sua taxa de êxito.

Vamos conhecer cada uma delas.

CPM

A sigla CPM significa Custo por Mil Impressões.

Agora, para que o seu anúncio tenha 1000 impressões — ou seja, possa ser visualizado por mil pessoas — os sites anunciantes precisam ter um tráfego considerável. Por isso, esse formato de precificação de campanhas é geralmente utilizado por grandes blogs e portais de notícias.

Você possivelmente já acessou algum desses canais e observou as barras laterais e também o topo do site, certo. Esses são os espaços disponibilizados pelos sites anunciantes para que você coloque o seu banner publicitário, que pode ser estático, dinâmico e, em alguns casos, até mesmo com som.

Mas, como você deve imaginar, quanto mais recursos, maior e mais visível for o espaço de anúncio, maior o CPM dessa campanha.

Por isso é importante que, ao optar por esse formato de anúncios, você relacione o seu orçamento ao tempo em que o seu anúncio leva para gerar 1000 visualizações dentro do canal escolhido.

Quanto mais rápido você alcançar esse número de visualizações, mais recursos serão necessários para que a sua campanha rode por muito tempo.

Lembrando que essa precificação é por visualizações. Por isso, independe se o visitante do portal clicar ou não em sua campanha, você será cobrado por ela.

Dessa forma, essa estratégia é indicada principalmente para empresas de médio e grande porte que já possuam uma estrutura de Marketing bem definida e uma estratégia clara. Do contrário, por mais que a campanha gere resultados, o custo dela será maior, em relação por exemplo a outros modelos de precificação.

Você pode optar por esse formato de anúncios desde para promoções específicas quanto para campanhas de fortalecimento da sua marca ou institucionais.

Mas lembre-se sempre de criar um anúncio atrativo o suficiente para que o visitante da página se sinta motivado para ler e principalmente interagir com o anúncio, se o seu objetivo é gerar conversões.

Porém, uma dica que damos é: se o seu objetivo também é encantar, lembre-se de pensar em como o seu anúncio pode interferir na experiência do usuário.

Para se ter uma ideia, o Adblock Plus, um aplicativo utilizado para bloquear pop ups em sites, alcançou a marca de 500 milhões de downloads. Isso mostra o quanto os usuários não gostam de ter suas experiências com o site afetadas pelos anúncios das marcas.

CPC

Já o CPC é o Custo por Clique.

Ou seja, neste caso, você só pagará quando o seu anúncio receber um clique do usuário.

É o modelo utilizado, por exemplo, no Google Adwords —  ou seja, na compra de palavras-chave nesse mecanismo de busca. Mas também tem se tornado bastante popular em outros sites, portais e blogs.

Este formato possibilita uma ótima maneira de saber exatamente o resultado dos seus anúncios —  o número exato de pessoas que clicaram em sua campanha — e também o impacto que ele tem causados nos usuários. Basta observar do total de usuários acessaram àquele canal, quantos clicaram em sua campanha.

Outro fator interessante sobre esse formato é que, caso você queira fazer um anúncio cobrado por através de CPC, você pode estabelecer uma meta de cliques desejados e então calcular o seu custo de campanha previamente, através do CPC médio. Este cálculo é fornecido por várias das plataformas que oferecem esse modelo de anúncio, como no caso do Adwords.

Baseado nesses fatores, o ROI (Retorno sobre Investimento) desse tipo de campanha costuma ser maior. Afinal, você tem a garantia que só pagará pelo usuários que interagiram com o seu anúncio.

Mas também, não necessariamente. Vai depender do quanto a página de destino do seu anúncio era atrativa o suficiente para gerar a conversão final, no caso de anúncios de promoção e venda, por exemplo.

É indicado para quem deseja obter maior tráfego em seu site ou blog e também para quem tem como objetivo atingir um número de vendas específico em determinado espaço de tempo.

Mas lembre-se que o anúncio é apenas uma parte da sua estratégia. Para gerar conversões, além de uma campanha atrativa, você deve cumprir com o que foi prometido pelo anúncio caso o usuário clique nele. Só assim você terá resultados realmente efetivos.

CPA

Por fim, o CPA representa o Custo por Aquisição.

Como você já deve imaginar, essa é a mais cara dos três tipos de precificação, afinal, você só pagará pelo seu anúncio quando alcançar o objetivo final da sua campanha, que pode ser uma venda, o preenchimento de um formulário ou Landing Page, visualização de um vídeo, download de algum material ou aplicativo, ou qualquer outra finalidade estabelecida por você.

Por isso, além de ser o formato mais complexo, a precificação desse formato de anúncios pode chegar a custar até 50% do valor dessa aquisição. Por isso, o formato demanda maior investimento.

Esse também é um formato possível para o Google Adwords. Porém, nesse caso, a plataforma realiza algumas exigências prévias baseadas no seu histórico de campanhas, como o número mínimo de conversões prévio.

E, além disso, ao optar por esse formato, no caso do Adwords, automaticamente o anunciante optará por automatizar o anúncio, perdendo a chance de controlar algumas das suas opções, exceto localização do anúncio, por exemplo.

Nesse caso, a cobrança do seu anúncio será realizada quando a conversão que você estabeleceu previamente for atingida em sua totalidade.

Por todos esses motivos, o formato é mais indicado para empresas que têm margens amplas em seus produtos ou então clientes de longa vida útil. É preciso considerar o alto valor da aquisição e comparar com os outros modelos de promoção.

Além disso, esse formato só é indicado para empresas que possuam um budget alto em relação aos custos de venda ou da ação escolhida para a cobrança do CPA.

Com exceção de alguns serviços específicos, é provável que sua empresa escolha o modelo de CPC ou CPM.

Conclusão

Os anúncios online possuem diversas maneiras de precificação. A escolha por um desses formatos vai depender, basicamente do seu objetivo, do valor disponível para investimento em uma campanha.

Mas, independente da escolha, o ideal é realizar testes antes de criar uma grande campanha de anúncios pagos para entender qual dos formatos mais se adéqua às suas necessidades e também atende às suas expectativas.

Além disso, escolha uma plataforma ou canal que realmente faça sentido para sua persona, para aumentar suas chances de obter bons resultados. Afinal, o seu maior objetivo deve ser atingir o seu cliente ideal com qualquer uma dessas ações.

Por fim, lembre-se de usar a seu favor todos os dados obtidos através dos anúncios pagos. Eles dirão muito a respeito da sua persona, do seu comportamento e também poderão nortear os seus próximos anúncios para que você alcance cada vez melhores resultados.

Essas métricas também serão uma boa chance de comprovar para você e para todos os envolvidos a eficácia direta e real de uma campanha de anúncios pagos para o seu negócio.

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