Métricas essenciais para o seu processo Inbound

O Inbound marketing vem sendo cada vez mais trabalhado e aperfeiçoado por empresas ultimamente. Por possuir algumas características únicas, como o fato de rodar interruptamente esse processo tem tido elevada importância nos negócios.

A importância estratégica do Inbound Marketing pode ser desdobrada em 3 principais quesitos:

  1. Aquisição de tráfego;
  2. Nutrição e conversão de leads;
  3. Conversão de clientes.

Portanto, o Inbound gera valor por estar atraindo e conquistando clientes de forma passiva, economizando esforços quando comparado ao processo de Outbound.

Além disso, outro fator importante que destaca o Inbound é que suas métricas são, de certa forma, mais precisas e realistas quando comparadas com as de Outbound. No Inbound, tudo é mais palpável e portanto mais fácil de mensurar.

Com o auxílio de ferramentas digitais, como o RD Station e o Google Analytics – usadas por nós aqui na Outbound Marketing – uma ampla gama de estatísticas e dados são dispostas para possível análise.

Conseguimos saber, por exemplo, exatamente quem abriu um e-mail de newsletter, quem clicou em determinado link, quem não quer mais receber nossas mensagens, rankeamento de keywords e até tráfego diário.

Portanto, com tanta informação disponível e tantas ferramentas para ajudá-lo a gerenciar esses dados, é imprescindível para o sucesso do negócio um amplo acompanhamento dos principais indicadores do processo Inbound.

“Ao contrário do que dizem por aí, você não precisa analisar centenas de métricas e indicadores para fazer um bom trabalho. Defina poucos e bons, que estejam diretamente relacionados aos seus objetivos. “

Um projeto bem estruturado de Inbound pode começar a atrair e converter clientes. Aliado a isto também está a questão de que essa estratégia pode ser 100% mensurada, o que te permite saber o retorno de cada centavo investido, em cada campanha, ação, canal e conteúdo.

Uma frase célebre, repercutida por grande gestores, diz que é impossível gerenciar algo se você não mensurá-lo. Portanto, o processo de análise dos principais indicadores Inbound é a etapa crucial para poder gerenciar o processo e garantir que este seja um sucesso.

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