Dia das Mães 2020 e os impactos do Covid-19 na intenção de compra

By 05/05/2020Comercial

Pesquisa realizada pela Opinion Box e Social Miner, indicam que vai ter Dia das Mães, sim! Foram ouvidos mais de 1100 consumidores para entender os impactos da crise e como as pessoas pretendem passar a data.

Perfil dos entrevistados

Os consumidores pretendem comemorar a data?

Pode até não ser aquele tradicional Dia das Mães, com aquele almoço de domingo, reunindo toda a família, mas nem por isso o Dia das Mães, irá pssar em branco neste 2020. 65,6% dos entrevistados  comemorar a data.

 

E como devem comemorar?

Um presente, aquela refeição gostosa e um alô: essas são as principais escolhas do público para demonstrar seu amor nesse Dia das Mães.
Os e-commerces, por exemplo, estão no topo da lista dos consumidores que pretendem comprar a lembrancinha, sendo a opção de 32,26%.

O que faria com que o consumidor desistisse de comemorar ?

Sem dúvidas, diante desse momento delicado, para grande parte (40,8%) do público, o fato de alguém próximo se tornar uma vítima do coronavírus seria decisivo para o cancelamento das comemorações de Dia das Mães.

Mas outros fatores, como prazos de entrega ruins, o fato de não poder receber ou fazer visitas, além de não ter acesso a bons preços, também fariam com que muitos consumidores desistissem de celebrar a data.

 

Grafico O que faria com que o consumidor desistisse de comemorar

Grafico O que vão comprar?

Se no ano passado os consumidores deram preferência a itens de Beleza e Cosméticos, no Dia das Mães deste ano a categoria que promete atrair mais público é Moda e Acessórios, sendo a opção de 43,1% dos entrevistados.

Além disso, vale destacar que enquanto FloriculturaCasa e Decoração e Alimentos cresceram no interesse do público, itens Eletrônicos e de InformáticaEletrodomésticos e Eletroportáteis e Vales-presente perderam apelo.

Esse movimento foi provavelmente incentivado pelas novas demandas de entretenimento, criadas em decorrência da quarentena, associadas a necessidades por praticidade, entregues por alguns serviços de alimentação, por exemplo, e por itens de ticket menor, a fim de garantir uma economia de recursos frente a crise.

Grafico O que vão comprar?

Quanto pretendem investir na comemoração?

34,5% dos consumidores pretendem investir entre R$51,00 e R$100, sendo esta ainda a faixa de preço mais representativa entre as mulheres.
Em seguida, 22,7% do público ficará entre os R$101 e R$200 — investimento mais representativo entre os homens.

 

Grafico Quanto pretendem investir na comemoração?

Como devem pagar?

Uma vez que, na atual situação, muitas das transações no período devem ser feitas on-line, a maioria dos consumidores (53,2%) deseja usar o cartão de crédito como meio de pagamento.

O dinheiro físico, porém aparece como segunda opção, seguido do cartão de débito, que também pode ser usado como meio de pagamento em algumas transações virtuais.

 

Gráfico Como devem pagar

Por que vão ser fiéis às mesmas lojas?

Confiança é a palavra-chave da fidelização. Não à toa, grande parte dos respondentes engajados com o Dia das Mães afirmaram que devem comprar naquelas lojas que já conhecem pois confiam  primeiro na qualidade dos produtos (22,18%), depois na marca (9,41%).

Além disso, os preços ofertados também são um grande diferencial competitivo, que se destaca aos olhos de 19,66% do público.

Porém, se considerarmos o contexto extraordinário imposto pela quarentena, podemos identificar que facilidades como a garantia da entrega ganhou relevância junto ao público. O mesmo aconteceu com a afinidade entre os valores pessoais dos consumidores e o posicionamento adotado pelas empresas características que reforçam a necessidade de usar uma comunicação humanizada e empática no enfrentamento da crise, inclusive durante eventos comerciais como o Dia das Mães.

Grafico de Fidelidade

A confiança na qualidade dos produtos se destaca para o gênero feminino, sendo relevante para fidelidade de 24,5% deste público, enquanto os preços são a grande justificativa para fidelização de 22,26% do público masculino.

 

Grafico de Fidelidade por Sexo

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Muito obrigado e desejamos sucesso.
Fonte do estudo: SocialMiner

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