Além de atrair mais compradores, as datas comemorativas podem ser aproveitadas para fidelizar esses clientes sazonais (compram mas não conhecem sua marca). A Black Friday, por exemplo, recebeu 3,8 mihões de pedidos em 2017, movimentando R$2,1 bilhões
Segundo o Google, 70% dos consumidores brasileiros irão aproveitar a Black Friday deste ano para comprar, e sua empresa deve preparar estratégias digitais com foco em reter esses novos compradores, principalmente nas redes sociais, já que 77% dos brasileiros são influenciados a comprar por esse canal.
Confira 04 dicas para fidelizar clientes na Black Friday:
Atendimento para fidelizar
Se “a primeira impressão é a que fica”, você deve oferece um ótimo atendimento para esses clientes que chegarão pela Black Friday. Comece encarando o atendimento como um diferencial.
O atendimento pode ser o maior diferencial entre você e seus concorrentes, já que quase todo o resto pode ser reproduzido. Encante o cliente que ele voltará.
Teoria da pirâmide invertida
Na teoria da pirâmide invertida, o cliente se encontra no topo, e para ele são destinados os maiores esforços dentro de uma empresa. Abaixo estão os vendedores e todos os que lidam diretamente com o cliente e, por fim, os líderes e gestores, aos quais cabe todo o suporte necessário para sustentação deste sistema.
Aqui o foco não é o produto, nem os processos internos, mas sim o cliente. Isso significa, na prática, uma cultura empresarial do bom atendimento, que além de visar o relacionamento de qualidade com cada cliente, reconhece o valor de ferramentas como SAC, pesquisa de mercado, segmentação em marketing, entre outros.
Tratamento VIP
Se os clientes fiéis podem responder por até 65% de todo o faturamento de sua empresa, eles merecem, no mínimo, um tratamento diferenciado. Para isso, invista em ações de relacionamento como newsletters exclusivas, cupons de desconto e vantagens de um clube de fidelidade.
Para esse clientes, vale antecipar lançamentos e ofertas e investir em conteúdo personalizado. Lembre-se de que eles são o maior capital de sua empresa.
Monitore, sempre
Toda ação voltada para a fidelização de clientes (seja uma campanha de e-mail marketing, ou o lançamento de um conteúdo exclusivo) pode ser monitorada. O monitoramento permite a otimização constante de sua estratégia e, a partir dos resultados de cada investida, você pode reunir cada vez mais informações relevantes sobre seu público-alvo, suas preferências de abordagem e necessidades.
Encare esse processo como um ciclo virtuoso: quanto mais você monitora, mais conhece seu público e maior é a sua capacidade de criar estratégias para fidelizar clientes.
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Fonte: Endeavor