Erros mais comuns no gerenciamento de canal no YouTube

O YouTube é uma das plataformas mais populares do universo das redes sociais. Quem consegue aproveitar as ferramentas e cativar audiência tende a crescer muito nessa rede. Acontece que erros comuns podem comprometer a visibilidade e destaque de seu conteúdo na plataforma.

Por isso, vamos abordar algumas questões que podem te ajudar quanto à prospecção no YouTube. Então, evite alguns dos erros abaixo.

Desconhecer seu nicho e público

Não basta apenas criar uma canal e subir os vídeos. Há muito trabalho a fazer, incluindo conhecer o seu nicho e público.

A quem se destina o conteúdo que produz? O que o usuário gostaria de saber? Essas são questões básicas que você precisa levar em consideração.

Se você tem um canal sobre literatura (um tema muito abrangente, né?), é importante saber que tipo de público quer atingir. Deseja focar na galera mais jovem, universitários, adultos ou crianças?

Se optar por produzir conteúdo para adolescentes, pense numa linguagem e plástica de produção de vídeo que sejam mais informais, leves e com “ar juvenil”. Vídeos curtos, divertidos e com edição dinâmica podem atrair. E nunca é excessivo lembrar: foque em seu público, seu nicho e seja objetivo.

Esquecer de “observar os outros”

Artigo da revista “Forbes” cita a importância em saber o que a concorrência anda fazendo. Observe bem o que circula por aí e tente entender esse mercado que pretende atuar. Esses dados podem trazer inspirações para produzir um conteúdo relevante para o seu público.

Não pensar na estratégia de conteúdo

Suponhamos que você tenha uma linha de maquiagem. Você precisa vender uma base com ótima cobertura sobre a pele.

Então,  é possível focar em tutorial com uso do produto e demonstração de “antes” e “depois”, além de alguns “truques” para melhorar o visual. Você traz dicas fáceis e, ao mesmo tempo, divulga o produto.

Esquecer o SEO

Antes de tudo, pense no SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento do seu conteúdo nas buscas. Para o YouTube é preciso se atentar às palavras-chave inseridas, títulos impactantes e objetivos. Também use tags e capriche na descrição do vídeo, mas se atente ao limite de caracteres, ok?

#YouTube #SEO #RedesSociais

Leave a Reply