COVID-19 e o comportamento do brasileiro nos e-commerces

By 23/04/2020Comercial

O COVID-19 e o consequente isolamento social transformou completamente a relação do brasileiro com o universo digital. As pessoas estão passando mais tempo na internet, consumindo entretenimento e, claro, produtos e serviços. Quem era resistente aos e-commerces, se rendeu à sua praticidade.

 

Diferença de consumo entre os gêneros

Quando analisamos as vendas realizadas em março, identificamos que apesar de serem a maioria entre os consumidores do varejo online, as mulheres perderam representatividade nas conversões após o início da quarentena, caindo 2,4 pontos percentuais em relação a primeira quinzena do mês.

O conteúdo também aponta para uma mudança na representatividade de gênero nas decisões de compras em determinadas categorias. O público feminino, por exemplo, concentrou 60,7% das vendas de Livraria na segunda quinzena de março.

Mais livros e bons drinks.
Muita gente está aproveitando essa quarentena para colocar as leituras em dia. Especialmente o público feminino, que representou 60,7% das vendas de Livraria realizadas na segunda quinzena de março.

Já os homens aumentaram sua representatividade nos segmentos de Bebidas e Eletrodomésticos, no mesmo período.
O segmento de Bebidas cresceu 11,1 pontos percentuais entre os homens neste período.


Estratégias baseadas em dados

  1. Diante do crescente engajamento do público masculino — que aumentou seu consumo em praticamente todos os segmentos —, vale investir em estratégias de segmentação, avaliando, dentro do seu negócio, quais são as categorias de produtos mais fortes para esse público.
  2. Muitos e-commerces estão recebendo novos consumidores, que muitas vezes não estão habituados a comprar itens daquele segmento. Para ajudá-los, use seus canais de comunicação para tirar dúvidas e informar sobre vantagens e características de cada produto, auxiliando seu visitante na tomada de decisão de compra.

As vendas por região

Podemos identificar várias alterações no comportamento do consumidor — desde as horas dedicadas às pesquisas por produtos, passando pelos dias com maior pico de vendas, até uma mudança nas preferências de homens e mulheres.

No entanto, algumas coisas continuaram como antigamente. Foi assim com os dispositivos mais usados pelos consumidores — o desktop ainda segue na liderança — e é assim com a distribuição das vendas por regiões: o Sudeste segue concentrando a maior parte das conversões.

Porém, vale pontual uma leve queda, de 2,1 pontos percentuais, no volume de pedidos registrados para o Sul durante a quarentena.

Estratégias Baseadas em Dados

  1. Diante da crescente demanda, aumentam também as incertezas dos consumidores: o pedidos chegariam a tempo? A logística de entrega é garantida? Quão segura seria esta compra? Portanto, se sua loja vende para todas as regiões do país, esse é um diferencial estratégico que vale informar ao consumidor.
  2. Houve mudanças nos prazos de entrega para algumas regiões? Use seus canais de comunicação on-site e redes sociais para manter o público informado e redirecionar a procura por atendimento. Vale posicionar essas informações em páginas estratégicas do site, como as de contato, FAQ, entre outras.
  3. Trabalha com entrega expressa para algumas regiões? Garanta que o consumidor que se encaixa nesse requisito saiba e tenha acesso a essa facilidade, através de campanhas segmentadas por geolocalização, por exemplo.

 

A jornada cross device e a força do hábito

Apesar das mudanças na rotina da população, podemos notar que houve pouca variação na representatividade do mobile nas visitas hora a hora em e-commerces, com queda média de apenas 3% nos horários representativos, que por outro lado, tem o volume recuperado de forma linear ao longo do dia.

Apesar dos picos de acesso em e-commerces começarem a partir das 13h, quando consideramos apenas o tráfego no mobile, o comportamento é diferente, sendo que o dispositivo registra maior representatividade nas visitas entre as 7h e 11h.

Assim como de costume, as tardes tem sido de “baixa” nas visitas pelo mobile — comportamento que se estende até as 21h, quando o tráfego gerado pelos dispositivos móveis volta a ganhar força.

Esse movimento pode indicar que, após encerrar atividades de trabalho, o consumidor continua usando o mesmo device para suas pesquisas: o computador. Ele então migra, no final do dia, para os dispositivos móveis.

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Muito obrigado e desejamos sucesso.
Fonte do estudo: SocialMiner

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