Após atrair visitantes para seu site ou blog, você precisa saber quem são essas pessoas, quais seus interesses e se estão qualificados como uma oportunidade para o seu negócio. Você faz isso?
É comum empresas adotarem estratégias de Inbound sem foco em resultados. Realizam diversas ações, como produção de conteúdo no blog e anúncios em mídia paga, mas não conseguem mensurar os resultados nem criam um relacionamento consistente com seus potenciais clientes.
Entenda em 4 passos como gerar mais leads com Inbound Marketing.
1.A importância da geração de Leads
Um Lead é gerado quando alguém fornece suas informações de contato (nome, email, telefone etc) em troca de uma oferta de valor que você oferece em seu site ou blog.
Com a geração de Leads você consegue avaliar o interesse de seus visitantes em suas ofertas e ainda entende como está a sua conversão. Se você possui uma boa taxa de conversão é sinal de que seu conteúdo é atrativo para sua persona.
Saber o estágio de compra do Lead também é um fator importante. É comum as empresas pensarem somente nos Leads que estão prontos para realizar uma compra de um produto ou contratação de um serviço.
No entanto, pensando assim você estará desperdiçando uma grande fatia dos leads em um estágio de aprendizagem e consideração, que ainda não estão preparados para sua oferta.
Conheça nossos serviços de Inbound Marketing e monte sua estratégia
2. Defina sua persona
O primeiro passo para quem quer iniciar uma estratégia de Inbound Marketing é definir quem é sua persona. Afinal como se comunicar adequadamente se você não souber com quem está falando?
Uma persona é uma representação fictícia de seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes.
Um grande erro é utilizar a mesma linguagem para públicos distintos. Quanto mais personalizada sua comunicação, melhor será o resultado. É preciso que exista identificação de sua persona com o conteúdo oferecido.
A criação de materiais ricos foca em sanar uma dor ou suprir uma necessidade. Portanto, procure entender bem sua persona para que seu conteúdo seja o mais específico e personalizado possível.
E quanto ao número de personas? Uma empresa pode ter mais de uma? Sim, é bem provável que sua empresa tenha mais de uma persona, por isso entender e conhecer cada uma delas será fundamental para a identificação de oportunidades para o seu negócio.
3. Produza materiais ricos
É possível encontrar muitos conteúdos disponíveis numa simples consulta ao Google, principalmente em formato de posts de blog. Diante disso, para que seu conteúdo chame a atenção de sua persona ele precisa ser exclusivo.
Materiais ricos funcionam como isca, por isso devem apresentar conteúdos relevantes e despertar o interesse da persona para que ela forneça as informações de contato.
Diferentemente do que muitos pensam, um material rico pode ser produzido com base em seu conhecimento no negócio ou até mesmo com a adaptação de algum conteúdo que você tenha e que seja interessante para seu público.
4. Utilize Landing Pages, pop-ups e formulários
Sua persona precisa ter acesso ao material rico que você criou. Para isso, utilize ferramentas que permitam a sua distribuição para geração de Leads.
As opções mais comuns e que podem ajudar nessa etapa são:
Landing Pages
Landing Pages são páginas de captura que ajudam no processo de geração de Leads. Elas são fundamentais, pois apresentam uma estrutura simples e com objetivo definido.
Crie chamadas, desenvolva uma descrição do material que está oferecendo, um formulário com os campos necessários para geração do Lead (nome, email e outros campos personalizados) e um Call-to-Action (CTA), que é um botão de ação para envio das informações.
Pop-ups
É uma janela que abre no navegador quando se acessa uma determinada página. Há dois modelos que podem ajudar sua empresa:
Pop-up formulário
É exibido em seu site de forma centralizada quando o visitante tenta sair da página. Ele é excelente para recuperar visitantes que já estavam decididos a fechar a página.
Pop-up CTA
Aparece no canto da tela quando seus visitantes rolam 50% da página. Eles possuem dois principais objetivos: promover as suas Landing Pages e avançar os seus visitantes na Jornada de Compra.
Formulários
Os formulários também são uma excelente alternativa para geração de Leads e podem ser inseridos diretamente nas páginas de seu site.
São ideais para casos em que o formulário deve fazer parte de uma página já existente (como um post de blog) ou deve ocupar pouco espaço no site (como um formulário de newsletter).
Fonte: Resultados Digitais
Não durma no ponto! Venha fazer uma reunião e descubra o potencial da sua empresa.