Comportamento e consumo em tempos de quarentena

By 16/04/2020Comercial

O que veio após a Quarentena ? Foi em meados de março que as primeiras cidades brasileiras aderiram a quarentena. Desde então, as pessoas descobriram novas formas de ter acesso a produtos e serviços e muitas empresas aceleraram seu processo de digitalização.

 

Mudança de rotina e as visitas hora a hora

Com o isolamento, os horários ficaram mais flexíveis, as pessoas não passam mais tanto tempo no trânsito e isso se refletiu nos hábitos de consumo, especialmente nos ambientes virtuais:

  • os picos de visitas e vendas nos sites ficaram mais discretos, com uma distribuição mais uniforme ao longo do dia;
  • o varejo digital passou a ocupar um espaço antes reservado para o entretenimento;
  • e o consumidor passou a selecionar itens para satisfazer seus desejos e necessidades.

Flexibilidade nos horários e suas nuances
Os muitos consumidores em casa, sob um regime de horário mais flexível, podem ter contribuído para a distribuição mais uniforme do volume de visitas hora a hora ao longo das semanas de quarentena (aqui representadas de 16 de março a 11 de abril de 2020 ), quando comparados com períodos anteriores.

Menos transporte, mais tempo livre.
Sem a necessidade de passar parte do dia no transporte — entre sua casa e o trabalho, por exemplo—, o consumidor ganhou mais “tempo livre” para atividades cotidianas, como fazer compras. O que se reflete no tráfego nos sites, fazendo com que os picos de acesso sejam mais bem distribuídos, começando às 13h, depois às 17hr, e se estendendo até às 19h.

Grafico com Variação no volume de visitas ao longo do dia.

A internet ganhou protagonismo na rotina do consumidor. E não só para o lazer, mas para fazer um curso de capacitação, por exemplo, além das atividades mais essenciais, como ir às compras no mercado e na farmácia — e isso, mesmo diante de um aumento nos preços de utensílios domésticos, de alimentos e bebidas e de itens de saúde.

Além disso, o período de quarentena vem sido marcado por uma queda, de 10,3%, nos índices de tentativas de fraude e também no valor do ticket médio de compras fraudulentas. Vale destacar, aliás, que Supermercados e Farmácias estão entre as categorias que registraram menos tentativas de golpes.

 

A jornada cross device e a força do hábito

A rotina mudou, alguns hábitos não
Apesar das mudanças na rotina da população, podemos notar que houve pouca variação na representatividade do mobile nas visitas hora a hora em e-commerces, com queda média de apenas 3% nos horários representativos, que por outro lado, tem o volume recuperado de forma linear ao longo do dia.

Um café e uma olhadinha do celular
Apesar dos picos de acesso em e-commerces começarem a partir das 13h, quando consideramos apenas o tráfego no mobile, o comportamento é diferente, sendo que o dispositivo registra maior representatividade nas visitas entre as 7h e 11h.

Tardes no computador, menos visitas no mobile
Assim como de costume, as tardes tem sido de “baixa” nas visitas pelo mobile — comportamento que se estende até as 21h, quando o tráfego gerado pelos dispositivos móveis volta a ganhar força.

Esse movimento pode indicar que, após encerrar atividades de trabalho, o consumidor continua usando o mesmo device para suas pesquisas: o computador. Ele então migra, no final do dia, para os dispositivos móveis.

Representatividade do Mobile

As vendas online em tempos de isolamento social

A adaptação dia após dia
Em qualquer situação incomum, é normal que num primeiro momento haja dúvidas e incertezas. E isso se reflete em diferentes aspectos da nossa vida, inclusive no comportamento de compra.

Ao analisarmos a performance dos e-commerces durante o mês março, por exemplo, identificamos uma queda no volume de vendas logo na primeira semana de implementação do isolamento social.

Com o passar dos dias, porém, as pessoas tiveram mais acesso a informação, entendendo melhor o cenário, e passaram a se reorganizar, determinando prioridades e necessidades individuais a serem satisfeitas. E, nesse contexto, podemos notar que a partir do dia 23 — período em que se iniciou a segunda semana de quarentena — as vendas online voltaram a subir, registrando o primeiro pico em 26/03 e atingindo seu maior pico no dia 31.

Grafico de Representatividade De Vendas Por Dia

Tudo tem hora, inclusive a hora de comprar
Seguindo o mesmo padrão de comportamento observado antes do isolamento social, os brasileiros continuam realizando a maior parte das suas compras virtuais após as 12h.

Porém, assim como aconteceu com as visitas, a flexibilidade na agenda e as noites “livres” vem se refletindo numa distribuição mais uniforme do volume de vendas registradas hora a hora ao longo da quarentena, com destaque para os discretos picos de conversão às 14h e às 18h em diante — quando se encerra o horário comercial.

Representatividade de Vendas Por Hora

Gráfico de Representatividade de Vendas Por Hora

 

O momento da decisão
É provável que parte dos visitantes que chegam aos sites pela manhã estejam na fase de avaliação. Isso porque o tráfego gerado neste período tende a refletir no volume de vendas convertidas a tarde, entre 14h e 16h.

O mesmo comportamento pode ser observado também das 17h às 19h e, depois, às 21h, indicando que muitos consumidores estariam pesquisando sobre atributos e opções de produtos nestes períodos, para então finalizar suas compras nas próximas horas — o que se reflete nos picos de vendas, primeiro às 20h e, depois, das 22h às 23h.

Grafico de Visitas X Vendas Durante o Período de Quarentena

Grafico de Visitas X Vendas Durante o Período de Quarentena


O fim de semana se aproxima e o engajamento aumenta
A proximidade do fim de semana traz com ela a necessidade por itens de lazer e alimentação, por exemplo. E isso sem sair de casa.

Segmentos como Brinquedos, Supermercados, Artigos esportivos e Games online apresentaram crescimento, variando de 643,05% a 58,46%, entre os dias 15 e 24 de março.

Não à toa, estes fatores se refletem diretamente na distribuição do volume de pedidos registrados ao longo da 2ª semana de quarentena, fazendo com que as quintas e sextas-feiras se tornem os dias mais representativos em vendas para os e-commerces.

Vendas por dia da semana

Representatividade de vendasP por dia da semana

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Muito obrigado e desejamos sucesso.
Fonte do estudo: SocialMiner

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