Como Montar um E-commerce do Zero?

By 14/04/2020Comercial
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Como montar um E-commerce do Zero ?

Para montar um E-commerce do zero, você não precisa sentar na frente do notebook e escrever um plano de negócios de 20 páginas. Só é necessário ter uma rota. Vamos chamar essa rota de mini-planejamento

1º Passo: Você Precisa de um Mini-planejamento

Nesse mini-planejamento, o empreendedor precisa se fazer as seguintes perguntas:

1 – O que vou vender? (Produtos/Mercado)
2 – Para quem vou vender? (Clientes/Persona)
3 – De quem vou comprar? (Fornecedores)

Perceba que não tem muita enrolação. Sem responder a essas questões, você simplesmente não consegue seguir em frente com o negócio. Da primeira à terceira questão, respectivamente, estamos falando sobre seus produtos, sua persona e seus fornecedores.

2º Passo: Criando a Sua Estrutura

Se você conseguiu terminar seu mini-planejamento, tenha a consciência de que já chegou mais longe que a maioria das pessoas que um dia sonharam em vender pela internet. Com a sua rota em mãos, está na hora de começar a dar vida ao projeto. É o momento de criar uma estrutura.

Primeiramente, você precisa se informar sobre as questões legais do seu negócio. Conhecer a legislação é essencial para saber os direitos dos clientes e os deveres da empresa.

Além disso, você deve realizar o registro empresarial na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica mediante o depósito do ato constitutivo e dos documentos pessoais de cada sócio (no caso de uma sociedade).

Como estamos trabalhando com um negócio enxuto, essa estrutura será a mínima possível. Nessa etapa, você vai formalizar-se através do MEI (Microempreendedor Individual), criar uma marca e estruturar canais de audiência/venda

3º Passo: Criando uma Audiência

Ok, agora você já começou a colocar a mão na massa e precisa se esforçar para atrair um público qualificado que esteja interessado em comprar seus produtos. Como fazer isso? Na internet, existe uma máxima que diz que “o conteúdo é rei”. Acredite: isso é muito verdadeiro!

Quando um cliente procura a sua marca, no fundo ele não quer comprar de você, o que ele quer é resolver algum problema que está incomodando. Esse problema pode ser resolvido com produtos ou com informação, então, além de vender, você também pode começar a criar conteúdos que interessam de verdade à sua persona.

Tem um Ecommerce de moda masculina? Comece a fazer posts no Facebook explicando sobre as “20 peças de roupas que mais incomodam as mulheres” ou “10 Formas de se vestir bem sem gastar muito” ou ainda “5 Peças que todo homem deveria ter em seu guarda-roupas”.

Seu cliente vai se interessar muito por esses conteúdos. É assim que vai acontecer o contato inicial persona/marca, decisivo para fazer com que esse público continue acompanhando o seu trabalho e comece a confiar em você.

A mesma lógica de criação de conteúdos serve para os outros segmentos. Esteja você vendendo artigos para pets ou suplementação para atletas, sempre existe conteúdo relevante a ser criado. Quais são os problemas mais urgentes e intensos do meu público? Pense sobre isso e crie conteúdos para resolver ou minimizar essas “dores”.

4º Passo: O Caminho das Vendas

Como qualquer empresa, seu Ecommerce precisa dar lucro. Assim sendo, antes de continuar a sua operação, é preciso encontrar o que chamo de “caminho das vendas”.

Lembra que falamos sobre uma lista que você teria que montar com os 10 produtos de entrada no mercado? Pois é, você saberá que encontrou o caminho das vendas quando estiver vendendo pelo menos um de seus produtos recorrentemente. Isso é importante porque, além de dar mais segurança, mostra que os clientes realmente precisam daquilo que você está oferecendo. O mercado está reagindo bem à sua presença. Siga em frente!

* Se você anda com dificuldades para conseguir solidez nas vendas de um ou mais produtos, é hora de revisar planejamento, preços, qualidade, variedade… Enfim, o problema está em algum desses fatores.

5º Passo: Pensando no Atendimento

Tenha em mente que, aqui, você já faz vendas diárias. Dito isso, é importante ter consciência de que uma quantidade cada vez maior de contatos começará a chegar, seja via redes sociais, email, Mercado Livre, Whatsapp…

Para estar pronto para lidar com toda essa demanda, invista novamente na simplicidade, concentrando sua atenção em 4 canais de atendimento:

  • Messenger do Facebook (e perguntas no Facebook em geral)
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Mercado Livre (comentários de clientes e interessados)

Clique aqui para aprender mais sobre gatilhos mentais.

6º Passo: Alavanque o seu Negócio

Se você chegou até aqui, já percebeu que sua empresa está montada e que, portanto, é sim possível vender pela internet sem ter uma loja virtual. Sua marca está criada, os produtos estão saindo, o atendimento está sendo feito… Qual o próximo passo?

Multiplicar seus resultados!

Para fazer isso, é preciso sentar e tentar enxergar nitidamente para onde o seu Ecommerce está indo. Agora, já com alguma experiência em negócios e dinheiro em caixa, talvez seja a hora de algumas otimizações e mudanças, como a contratação de um ajudante, investimentos mais pesados em campanhas de marketing, contratação de uma plataforma, entre outros.

O segredo está no ciclo: testar, estudar os resultados, repetir o que deu certo.

Você vai acertar muito, errar muito, ter dias muito produtivos, outros nem tanto… Mas tenha certeza de uma coisa: nada compra a satisfação de estar investindo seu tempo e energia em algo seu, um negócio que vai render frutos para o resto da sua vida.

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Muito obrigado e desejamos sucesso.

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