Como gerar leads qualificados.

By 06/08/2020Comercial

Muitas empresas melhoraram a qualificação dos leads utilizando a Inteligência Artificial.

Veja abaixo como gerar leads mais qualificados pelos buscadores e redes sociais.

Conquistar novos clientes é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam diariamente. Toda a estratégia, principalmente de Marketing Digital, é focada na geração de leads “contatos” qualificados e capazes de se transformar em clientes. Isso implica em entender o comportamento do público-alvo e do mercado, para criar campanhas de marketing com alta taxa de conversão “negócios fechados”.

Atualmente, o novo desafio não é mais atrair os leads e sim qualificar o público alvo durante a primeira interação, no Google e Redes Sociais, para aumentar a taxa de conversão e diminuir o custo de lead.

O que é lead?

Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço. Esse interesse é definido pelo preenchimento de formulários, ou pelo contato direto em busca de mais informações sobre a oferta.   De modo simplificado, um lead é um usuário que está ao alcance da empresa “Público alvo”, independente do canal digital ao qual ele está conectado.

Após captar o lead, ele passa a fazer parte do funil de vendas da empresa e é trabalhado pela equipe de Marketing, Vendas, ou pelo próprio empreendedor visando o fechamento do negócio. Quanto mais qualificado for o lead, mais rápido será o processo de negociação e fechamento, gerando maior taxa de conversão.

Porque qualificar o lead é tão importante?

Como falamos acima, o lead qualificado diminui o tempo entre o primeiro contato e a conclusão da venda.

Qualificar os leads possibilita que as empresas fechem mais negócios em menos tempo, em outras palavras, aumenta o ROI “Retorno Sobre Investimento”. Sendo assim, é possível investir o mesmo valor de mídia e aumentar o número de vendas.

Os leads nas Redes Sociais são desqualificados?

Sim.   A qualificação dos leads nas redes sociais tem relação direta com dois “elementos”: a segmentação do público alvo e qualidade gráfica dos anúncios. Segmentação é “idade, região, interesses, cargos, etc” do público alvo e estas configurações devem ser realizadas por técnicos capacitados, pois nem sempre é fácil mexer no painel do Google Ads ou Facebook Ads.  Já, a qualidade gráfica deve ser realizada com base em estudos, por exemplo “gatilhos mentais” para influenciar e cativar o público a interagir com o anúncio.

Qual a melhor mídia digital para obter ROI?

Não existe a melhor mídia, é fundamental as empresas criarem um funil de mídia para o público alvo e testar diversos **criativos, para analisar o resultado. Acreditamos que o segredo seja monitorar o resultado, para possibilitar mudanças rápidas na estratégia. Veja um exemplo de ROI no gráfico abaixo (421 leads por R$445,00 aproximadamente R$1,05 por lead).

**nome dado aos anúncios gráficos.

Existe um funil de mídia para capturar leads qualificados?

Sim ! Sugerimos dividir a campanha em três etapas, reconhecimento, interação e conversão. Na etapa de reconhecimento sugerimos ao cliente convidar o público alvo para conhecer o produto, sem forçar a venda. Na segunda etapa, de interação, o objetivo é seguir o público alvo com anúncios em diversos locais “buscadores e redes sociais”, para ser lembrado. E na última etapa de conversão, capturamos os dados do público alvo, para isso utilizamos técnicas de gatilhos mentais e tecnologias para conversar em tempo real com o lead.

Veja abaixo exemplo de funil de vendas com descrição das campanhas.:

Qual é o valor mínimo para investir em mídia e como é mensurada a conversão ?

Não existe por definição um valor mínimo, quando estruturamos uma campanha nos painéis do Google ou das Redes Sociais, o próprio sistema fala a estimativa de conversões, etc.
Clique aqui para ver alguns dados de conversão. Existem dois índices que são importantes: a taxa de preenchimento dos formulário e a taxa de conversão de vendas.

Obviamente estas taxas podem variar de acordo com segmento e valor investido de mídia, mas o ideal é ter uma taxa de preenchimento de formulário acima de 15% e conversão em vendas acima de 5%. O universo digital é extraordinário, vemos taxas de 30% de preenchimento e 15% de vendas, mas para chegar neste nível é necessário realizar muitos testes.

Quer aprender a fazer a criar campanhas de alto impacto? Clique aqui.

Veja abaixo um exemplo, de como você pode organizar o seu relatório para comparar os resultados.

ExemploDeRelatórioDeFechamento

Lembre-se ! As principais dicas são: evite investir em apenas uma mídia, teste diversos criativos, procure analisar os dados da campanhas, e por fim, tenha paciência, o resultado não vem do dia pra noite.

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