Como escolher os melhores canais de venda para o seu negócio

By 11/06/2020Comercial

Como escolher os melhores canais de venda para o seu negócio

Você sabe em que lugar da internet o seu público está? Será em redes sociais, blogs ou fóruns?

Se você ainda não sabe onde encontrar os seus potenciais clientes para alcançá-los com precisão, então pode estar perdendo uma grande oportunidade!
Pode parecer extremo, mas uma empresa que não direciona seus esforços para o seu público pode não ter boa lucratividade e até mesmo não conseguir se desenvolver de maneira sustentável no mercado.

Por exemplo: uma empresa que vende placa de circuito impresso e direciona campanhas publicitárias para criança de 15 anos, como resultado, não terá retorno algum e suas ações não serão eficazes!
Por essa razão, é essencial realizar um estudo da sua persona e saber em quais canais de vendas compor as suas estratégias e ações de venda.

Nos dias de hoje, há uma infinidade de canais de vendas no mercado, e saber qual escolher pode proporcionar uma grande vantagem competitiva e fazer com que você maximize sua lucratividade.
Pensando nisso, neste post nós iremos ajudar você a identificar os canais de vendas mais relevante para os seus consumidores. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar! Vamos lá?

Analise o perfil da sua persona

Antes de mais nada, temos que enfatizar que não é possível escolher o melhor canal de venda para o seu negócio, se o perfil da sua persona não está bem definido.
Por sua vez, a persona se trata da representação do seu cliente típico. É um conjunto de semelhanças e características que os seus clientes possuem.

Por exemplo: se você vende insumos para cerveja, qual a média de faixa-etária que seus clientes possuem? Quais os seus interesses e motivações? Quais os seus desafios e o que ela está fazendo para alcançar os seus objetivos?
Essas são algumas perguntas que você deve fazer para criar uma persona. Lembre-se que ela deve ser descrita como se fosse uma pessoa, no entanto, com todas as características do seu cliente ideal!

Analise a persona de cada canal de venda

Agora que você já sabe tudo sobre a persona do seu negócio, é hora de compará-la com a persona de cada canal de vendas! Entre os canais de vendas, nós temos a divisão de online e offline. Saiba abaixo sobre cada um deles:

  • Canal de vendas online: se trata de todos os canais e plataformas disponíveis na internet, como o Google Ads, E-mail marketing, Marketplace, E-commerce, Redes sociais, entre outros.
  • Canal de vendas offline: ao contrário do canal online, o canal de vendas offline são todos os canais da sua loja física utilizada para vender, como telemarketing, distribuidores, franquias, televisão, etc.

Sim, há muitos canais disponíveis, seja ele fora ou dentro dos meios online. Por isso, uma dica valiosa neste momento de análise e observar em quais canais os seus concorrentes estão atuando dentro do mercado.
Se você trabalha com locação de tendas, por exemplo, faça uma listagem dos seus concorrentes diretos e compare-os com o seu negócio. Assim, você terá a melhor referência de onde começar a procurar por novos clientes.

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher os melhores canais de vendas, o que você acha de começar agora mesmo o seu planejamento e ter sucesso nas vendas do seu negócio? Gostou do post?

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Muito obrigado e desejamos sucesso.

Fonte: por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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