Como acompanhar os resultados da sua estratégia de marketing

By 20/10/2020Comercial

Como acompanhar os resultados da sua estratégia de marketing

Você sabe como é possível acompanhar os resultados da sua estratégia de marketing de forma eficiente?
Se sua resposta foi “não”, então você chegou ao local certo. Isso, pois antes de saber mensurar as estratégias de marketing digital, é essencial definir quais métricas precisam ser analisadas.

Para você ter uma ideia, em uma versão do Content Trents, cerca de 50% de todos os profissionais entrevistados tinham o grande desafio de saber como acompanhar os resultados de suas ações.
Seja por falta de planejamento estratégia, falta de análise entre a equipe de marketing e comunicação, entre outro qualquer motivo. É comum que as empresas se sintam perdidas nesse processo.

E se esse também é o seu caso, então nós preparamos este post para te explicar como é possível ter sucesso ao acompanhar os resultados da sua estratégia de marketing.
Continue lendo e saiba como é possível conduzir uma estratégia eficaz com essas dicas que nós reunimos para você! Vamos lá?

ROI

Uma das principais maneiras de mensurar os resultados das suas ações de marketing é por meio do ROI.
Por sua vez, o ROI é a sigla para a expressão em inglês “Return On Investment”, que significa retorno sobre o investimento.

O ROI basicamente mede o retorno trazido por uma determinada campanha para a empresa.
Se uma empresa de descarte de eletrônicos realiza uma ação de e-mail marketing, por exemplo, o ROI irá mensurar quanto a empresa obteve de retorno em relação ao investimento aplicado.

Taxa de rejeição

Outro indicador importante para acompanhar os seus resultados é a taxa de rejeição. Ele mede qual a porcentagem de visitantes que abandonaram o seu blog, site ou redes sociais.
A partir da taxa de rejeição, é possível saber se a sua plataforma utilizada está proporcionando uma boa experiência aos clientes, ou vice-versa. Quando a taxa é alta, pode ser que a usabilidade e navegabilidade do seu site não esteja bem elaborada, por exemplo.A partir daí, é possível realizar os devidos ajustes nas estratégias para obter melhores resultados.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é outro tipo de indicador para acompanhar sua estratégia de marketing.
Ela é utilizada para mensurar a conversão dos seus clientes ao realizar uma determinada atividade, seja ao responder uma pesquisa de satisfação, comprar ímã de neodímio, abrir um e-mail, entre outros.
Esse indicador permite encontrar falhas e acertos em todo o processo de relacionamento com os clientes.

Custo de aquisição do cliente

Por fim, o custo de aquisição do cliente, também conhecido como CAC, é um indicador que permite calcular o valor de cada novo cliente.
Se um lead comprou um hidrojateamento de alta pressão e se tornou um cliente, por exemplo, qual foi o custo total para essa conversão?
Ou seja, o CAC é uma forma de saber quanto cada um dos clientes conquistados custou para a sua empresa.

Agora que você já sabe como é possível acompanhar os resultados da sua estratégia de marketing, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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Muito obrigado e desejamos sucesso.

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