Campanha em fase de aprendizado o que é?

Campanha em fase de aprendizado o que é?

Fase de aprendizado no Facebook Ads

O que é?

É o período atrelado ao movimento de conversão, a fase inicial do seu processo, onde o sistema de veiculação ainda tem muito a aprender sobre seu anúncio num intervalo de tempo de 7 dias em que a plataforma estuda com os resultados dos seus conjuntos e começa a gerar à você conversões. Essa também é a fase com o desempenho mais instável e com valor de CPA mais hostil, à vista disso, seja cauteloso com a quantidade de anúncios. Ainda que há disponível um limite máximo de 6 anúncios,  quanto maior a quantidade, menor é o desempenho da plataforma nesta fase.

Como funciona?

A meta nesse período é atingir 50 conversões, a plataforma entrega o anúncio para diversas pessoas iguais, ou seja, com perfis ativos que interagem com os mesmos assuntos e campanhas. Usando a probabilidade, quando atinge a meta das 50 vendas, o Facebook cruza os perfis compradores e passa a veicular seus anúncios para usuários semelhantes, quanto mais for exibido, melhor o sistema de veiculação se tornará em otimizar o desempenho dele.

A partir do momento em que um novo conjunto é criado ou da última edição significativa realizada no mesmo, há uma redefinição no processo de aprendizagem e, por essa razão, é recomendado que faça uma revisão minuciosa antes de sua postagem e não o edite antes do término desse período, evitando que ele retorne a fase inicial.

Fase de aprendizado no Google Ads.

O que é?

Assim como no Facebook, a fase de aprendizado do Google também é o período em que a plataforma irá estudar seu anúncio e quais as possíveis conversões assim que efetuado a última atualização significativa no mesmo. Para usar inteligência a fim de performar melhor, o Google Ads precisa aprender o padrão do público comprador. Depois de efetuar uma alteração à estratégia de lance, podem ocorrer pequenas flutuações no desempenho à medida que a plataforma otimiza os seus lances, durando de 7 a 15 dias até seu término, portanto, é um erro  parar uma campanha antes da finalização dessa fase.

Como saber que me encontro nessa fase?

Segundo a matéria exibida no suporte do Google Ads (https://support.google.com/google-ads/answer/6263057),  ao analisar sua estratégia de lance, podemos encontrar ao menos 4 motivos que indicam seu status de aprendizagem. Chamados de “Nova estratégia” e “Alteração na configuração”, esses são os dois motivos em que há uma criação, reativação ou alteração nos ajustes na otimização do seu lance. Já na “Alteração na configuração de ações de conversão” e “Alteração na composição”, são os estímulos causados ao adicionar ou remover campanhas, palavras-chaves ou grupos de anúncios da estratégia.

Por fim, lembre-se que estas são fases de extrema importância, entretanto, por conta da alta instabilidade da fase, não convém analisar seu desenvolvimento até que a mesma chegue ao fim.

Comente aqui embaixo se já passou por essa fase ou está nela agora!