Benefícios que a transformação digital traz à sua empresa

Muitas pessoas pensam que a transformação digital passa por eliminar a utilização do papel, mas é algo muito mais complexo: a transformação digital abrange todo o processo de adaptação de uma empresa ao universo digital.

É um processo provocado pela tecnologia, mas que precisa de estar enquadrado nos objetivos estratégicos da empresa, já que está ligado à procura de formas inovadoras de gerar negócio, usando aplicativos móveis, serviços cloud ou big data.

A transformação digital está revolucionando o negócio de muitas empresas. Ao mesmo tempo surgem outras empresas que usam a tecnologia para criar novos negócios. Só a tecnologia faz com que a Airbnb seja uma empresa que disponibiliza alojamentos em todo o mundo, sem ser proprietária de qualquer imóvel.

Num processo de adaptação digital as empresas precisam se focar em 3 áreas: criação de uma visão estratégica na área digital em colaboração com os diretores de negócio, modernização da estrutura tecnológica existente e construção de uma infraestrutura tecnológica nova, que pode responder aos novos objetivos de negócio.

 

Os benefícios da transformação digital para as empresas podem ser avaliados nas seguintes dimensões:

Melhoria da experiência do cliente

A transformação digital possibilita estar mais próximo dos clientes e dar-lhes uma experiência costumizada. Porém, para que isso aconteça as mudanças tecnológicas não são suficientes, é necessário alterar o posicionamento digital da organização. Se uma empresa despender tempo a compreender os problemas dos clientes e a criar formas para resolvê-los, vai estar em sintonia com os seus clientes e dar-lhes melhores experiências.

Aumento da eficiência

Com a tecnologia usada por todos os colaboradores da empresa, o acesso à informação é facilitado, independentemente da localização geográfica dos elementos da equipa. A tecnologia cloud pode ter um papel importante para aumentar a eficiência da organização, permitindo a troca de informação de forma rápida e a otimização de processos.

Estabelecimento de Vantagem Competitiva

Um processo de adaptação digital permite o acesso à informação, com um maior controlo dos processos da organização. Com maior número de informação disponível, a capacidade de resposta da empresa aumenta, sendo possível melhorar a qualidade do serviço muito mais rapidamente.

Promoção da Inovação

No decorrer do processo de transformação digital, as empresas conseguem incorporar inovação em seus processos, além de promoverem o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

A inovação não implica um corte abruto com o negócio que caracteriza a organização: pode passar pela capacidade de incorporar a inovação em conjunto com o que já existe para melhorar processos e a experiência de cliente.

 

A sua empresa já enterrou o universo da transformação digital?

 

Leave a Reply