Aproveite o Twitter na produção de conteúdo

Não é segredo que as novas tecnologias e redes sociais sãos aparatos interessantes para produção de conteúdo. O Twitter, por exemplo, pode trazer ganchos e temáticas pertinentes.

Mas há quem admite não ter familiaridade com a plataforma e prefere focar, especialmente, no gigante Facebook. Assim como, existe uma parcela de pessoas que apenas se informa sobre as notícias por meio do Twitter.

“Garimpo” de notícias

Redações de veículos de imprensa utilizam a rede social para busca de pautas. Esses “garimpos” de notícias ocorrem desde criação de listas para “hard News”—notícias quentes—aos trending topics, as famosas tendências e assuntos mais comentados.

E com esses dados, é possível acompanhar temas de destaque na rede e assuntos que acabaram de ser publicados em alguma mídia internacional de peso. E se os temas não foram citados em páginas nacionais, quem publica primeiro pode ter audiência e atenção do público por aqui. Que tal?

Inspiração para produção de conteúdo

Assim como as redações de sites e jornais monitoram o Twitter sobre fatos atuais, a rede pode ser utilizada também como inspiração  de produção de textos relevantes para suas plataformas. Pra começar, crie uma lista no Twitter e inclua perfis que considera interessante.

Se você produz conteúdo sobre empreendedorismo, por exemplo, pode incluir na lista sites estrangeiros sobre esse nicho. A lista te mantém atualizado sobre novidades.

De repente, algum estudo inovador é publicado, ai você tem uma informação relevante —que pode gerar uma pauta legal. As listas também servem para acompanhar portais nacionais e verificar o que está sendo feito.

Mas atenção, não se trata de copiar temas, mas buscar inspiração. Além disso, tudo isso implica em ter acesso ao que está sendo produzido por algumas páginas. É com estar ciente do que se comenta por aí, né?

Então, o Twitter serve como uma plataforma para monitorar dados e uma certa inspiração para temas que podem render histórias interessantes.

De olho nas  #harstags

Nem é preciso dizer o quanto as harstags são importantes para promover e dar visibilidade ao conteúdo. Mas elas também podem nos levar a pautas bacanas. Observe com mais calma as harstags que se destacam ou aquelas que se relacionam ao seu produto ou público.

As harstags são tão importantes que há plataformas que mostram em relatórios quais delas estão com maior alcance de público. Além disso, elas pautam muitos veículos hoje em dia.

A “Folha de S.Paulo”, inclusive, tem um blog chamado #harstags que repercute temas muito destacados no Twitter. Deu pra notar o potencial dessa rede social quando se fala em geração de conteúdo?

 

 

#Twitter #conteúdoTwitter #produçãoDeConteúdo #redeSocial #socialmedia

 

 

Leave a Reply