Aprenda a definir o perfil do cliente ideal

By 28/09/2020Comercial

Aprenda a definir o perfil do cliente ideal

Não é raro vermos empresas tendo que “demitir clientes”. O motivo? São vários. Seja dificuldades na comunicação, má compreensão das estratégias, resultados neutros ou até mesmo prejuízos.
No entanto, você sabia que tudo isso pode estar relacionado à falta de um perfil de cliente ideal?

Quem atua no ramo de marketing digital sabe que definir esse fator é essencial. Afinal de contas, esse será o perfil das pessoas para quem a empresa estará direcionando os seus esforços.
Uma empresa de tratamento de água que não definiu o seu perfil de cliente ideal, por exemplo, pode ter muita dor de cabeça atraindo os clientes errados ou os que ainda não estão preparados o suficiente para comprar o que a empresa oferece.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar como é possível definir o perfil do cliente ideal do seu negócio. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Use a sua própria base de clientes

Ao contrário do que muitos imaginam, definir o perfil do cliente ideal não é uma tarefa tão difícil. Isso, pois você pode retirar todos os dados e informações da sua própria base de clientes!
Sendo assim, o primeiro passo que deverá seguir é entender e definir quais são os clientes fidelizados, e que possuem maiores chances de indicar seu negócio.

O mesmo vale para as empresas B2B (como indústrias de ensaios não destrutivos). Procure as empresas que te trazem uma receita maior ao seu negócio.
Por meio dessas informações, que por sinal, são importantíssimas, você poderá encontrar uma semelhança no perfil dos seus clientes.

Monte o perfil do seu cliente ideal

Agora que você já tem todas as informações dos seus clientes em mãos, é hora de montar o perfil do seu cliente ideal, ou também conhecido popularmente como ICP (Ideal Customer Profile).
Nesta etapa, é preciso levar em consideração alguns fatores importantes. Confira alguns deles abaixo:

  • Como é o processo de decisão de compra dos seus produtos ou serviços;
  • Épocas do ano em que seus clientes se mostram mais interessados;
  • A consideração dos clientes pela entrega dos produtos, qualidade e rapidez;
  • Entre outros.

Lembre-se que o perfil do cliente ideal se trata de quem é o seu melhor cliente, ou seja, aquele que compreende a importância do seu produto ou serviço e que valoriza o que você oferece.

Use o perfil do cliente ideal nas suas estratégias

Por fim e não menos importante, a partir do ICP, é possível elaborar diversas estratégias e ser mais preciso quando for direcionar os seus esforços de marketing!
Se você tem uma empresa de máquina de solda mig, por exemplo, a partir do perfil do cliente ideal, você pode elaborar ações de links patrocinados ou criar landing pages direcionados exclusivamente para os leads (potenciais clientes) que você deseja atrair.

Agora que você já sabe como definir o perfil do seu cliente ideal, o que está esperando para começar o seu planejamento e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais

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Muito obrigado e desejamos sucesso.

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