A Evolução do Marketing Digital: 30 anos de Passado e Futuro

Um artigo do Digital Marketing Institute revelou alguns factos muito interessantes sobre a evolução do marketing digital.

O celular surgiu depois a televisão, que durante muitos anos foi o grande meio de comunicação das empresas e, depois a Internet.

Ainda assim, o que devemos esperar do futuro? Segundo o estudo “Digital Skills report 2016“, cerca de 30% dos marketeers dos EUA e do Reino Unido acreditam que o seu trabalho será substituído por robots nos próximos 30 anos.

A Era da Internet

Foi  o surgimento da Internet em 1991, que se tornou no grande marco histórico da evolução do Marketing Digital.

Com o rápido aumento de utilizadores e de websites, surgiu a necessidade de encontrar esses mesmos websites, dando origem aos primeiros motores de busca: O Yahoo!, Google (1997), e os primeiros “mercados online” como a Amazon e a eBay.

Após a apresentação dos sites em rankings nos motores de pesquisa surgiu instantaneamente a necessidade de posicioná-los em primeiro lugar, pelo que o Search Engine Optimization  (SEO”) é uma ferramenta utilizada desde os anos noventa, ainda se que utilizassem técnicas menos complexas e menos exigentes do que as existentes hoje em dia.

Big Data

Big Data é o termo usado para descrever o período que se seguiu ao “boom” inicial da Internet. Com o aumento do número de utilizadores e com ferramentas digitais cada vez mais robustas, começou a crescer também a quantidade de informação que se gerava através de toda a interação diária com a Internet. A esta informação deu-se o nome de “Big Data”. Além de ser realmente colossal, durante muitos anos nada se conseguiu fazer com a informação que era captada na internet.

Apenas uns anos mais tarde, depois do aparecimento das primeiras redes sociais, os marketeers conseguiram tirar proveito desta Big Data. Passou a ser possível tornar a experiência dos utilizadores mais relevante nas plataformas que utilizavam, adaptando-as às preferências e comportamentos de cada utilizador.

Por outro lado, é possível rentabilizar o investimento feito em publicidade, com campanhas mais segmentadas para os públicos-alvo perfeitos. Desta forma, é possível encontrar potenciais clientes que iriam efetuar uma compra do produto. Tudo isso sem ser necessário comunicar para milhões de pessoas na TV ou Rádio. A publicidade passou a ser direcionada exclusivamente para as pessoas certas, reduzindo brutalmente os custos em meios.

Smartphones

Foi com o aparecimento dos primeiros smartphones, que a evolução da Internet explodiu ainda mais.

Neste momento, as pessoas deixaram de estar “presas” a sua casa e podem acessar e a compartilhar toda a informação.

Os marketeers puderam começar a fazer campanhas com base na localização das pessoas e não apenas com base onde as pessoas viviam.

Para saber mais sobre marketing digital não deixe de visitar nosso site e conhecer novas oportunidades de crescer!

Fonte: http://byd.pt/blog-tendencias-de-marketing-digital/

Leave a Reply