Vídeos ao vivo no Instagram: como aproveitar a novidade para os negócios

Nesta terça-feira, dia 17, os vídeos ao vivo do Instagram Stories chegaram no Brasil. Isso significa que agora o Instagram possui uma função bem semelhante àquela do Facebook, que te permite gravar um vídeo ao vivo para os usuários da rede assistirem.

A diferença é que, enquanto no Facebook o vídeo permanece na rede social para ser assistido, curtido e compartilhado após o término da gravação, no Instagram ele é excluído assim que a gravação pára. Porém, a ‘live’ permite que os usuários comentem e interajam com os outros usuários e com quem está do outro lado da tela.

E como é possível usar esse recurso para alavancar as vendas do meu negócio?

De diversas maneiras. Entre elas:

• realizando gravações ao vivo de tempos em tempos, com a duração de alguns segundos, dizendo palavras-chaves que valem desconto para alguns produtos;
• gravando o lançamento de novos produtos e engaje seu público criando um game de perguntas e respostas durante o evento transmitido ao vivo;
• gravando pílulas de pequenas entrevistas com figuras importantes para seu nicho de mercado e proponha que seus possíveis clientes realizem uma atividade baseada nessas pílulas para adquirirem gratuitamente um produto ou um brinde de sua empresa;
• mostrando um pouco dos “bastidores” da empresa, entre outras.

Todas as opções citadas acima aproveitam-se da efemeridade dos vídeos ao vivo para valorizarem o momento único que, se perdido, não pode ser revisto. Isso faz o usuário ficar mais atento, doar mais sua atenção para cada detalhe do que é exibido na telinha do seu dispositivo móvel.
Para deixá-los interessados pelo seu conteúdo até o fim da transmissão, desenvolva sua própria linguagem, descubra se quer usar um tom mais jovial ou mais sério, se prefere usar técnicas de gamificação para gerar vendas ou outros tipos de técnicas, enfim… ouse experimentar.

Leave a Reply