4 aplicativos para dentistas que irão otimizar o seu consultório

By 16/11/2020Comercial

4 aplicativos para dentistas que irão otimizar o seu consultório

Com os avanços da tecnologia diversos softwares para otimizar o seu consultório foram desenvolvidos e se tornaram essenciais para o mundo da odontologia.

Afinal, essas ferramentas garantem mais facilidade para administrar a agenda do dentista, entre diversos outros pontos que impactam no dia a dia de um consultório.

Por esse motivo, neste artigo falaremos sobre 9 aplicativos que podem otimizar o seu consultório e os principais benefícios de contar com ferramentas e softwares – como de automação.

Atendimento: vantagens de contratar softwares

Na prática, os softwares buscam otimizar a rotina e o atendimento nos consultórios e clínicas, oferecendo informações precisas de maneira simples, rápida e centralizada.
Com isso, é possível realizar agendamentos e procedimentos, encontrar horários disponíveis para encaixes e remarcações de consultas, bem como gerenciar os horários caso surjam atendimentos de emergência.

Do mesmo modo, o paciente também consegue um contato mais ágil com a clínica, podendo solicitar a marcação de consultas de acordo com sua preferência de dia e horário por meio de aplicativos ou site.
Assim, será necessário apenas o contato da clínica para confirmar o agendamento e os procedimentos necessários no dia da consulta.

Vale mencionar que esse contato e possibilidade aproximam o cliente da marca, que enxergam a preocupação com o paciente e a facilidade de comunicação.
Para as remarcações ou retornos feitos na própria clínica, e-mails e sms podem ser encaminhados como lembrete do horário agendado.

Outra grande vantagem é que esse controle e contato/acompanhamento mais constante diminuem a incidência de faltas e abandonos de tratamento.

Assim, mesmo em consultórios com um grande número de pacientes que fazem uso do aparelho ortodontico transparente (que demanda manutenção mensal) é possível cativar esse público e garantir a efetividade do tratamento.
Afinal, com o uso desse aplicativo ficará muito mais fácil gerenciar imprevistos e adequar a agenda para a realização desses atendimentos de forma adequada.

Cabe ressaltar ainda que algumas opções de ferramentas, além das mensagens de lembretes, permitem configurar “campanhas promocionais”, ativando o contato em períodos pré-estipulados (como para exames de rotina anuais) ou encaminhando mensagens em datas comemorativas.

Organização da agenda e controle de fluxos

Apesar do contato com o cliente ser um fator determinante para o sucesso do consultório e ter esse gerenciamento facilitado é essencial para isso; os processos da consulta e funcionamento da clínica também precisam ser otimizados para ampliar esses resultados.Nesse contexto, os softwares atuam como organizadores, uma ferramenta de administração de processos e de controle financeiro.

Isso porque é possível acompanhar toda a trajetória, o tratamento do paciente naquela clínica, mantendo um histórico que é facilmente acessado e com informações precisas para a continuidade do atendimento.
Para se ter uma ideia, é possível que um paciente que precise fazer a colocação de prótese sobre implante dentario primeiro tenha de fazer alguns exames, feitos em laboratórios conveniados com a clínica.

Desse modo, os “status” desse paciente, bem como os exames solicitados e as imagens produzidas estarão disponíveis em seu histórico, com o médico podendo acompanhar tais resultados a partir de uma senha nessa plataforma.
Mais ainda, ao realizar o retorno para iniciar o tratamento, o médico responsável conseguirá enxergar que há essa pendência ou que o paciente está aguardando atendimento.

Com isso, ele poderá alterar o status da consulta de pendente para concluída quando finalizá-la, de modo que todos os envolvidos no processo saibam o andamento daquele procedimento em específico. Ou seja, é possível ter um histórico de consultas, anotações sobre o tratamento, fotos e radiografias de forma integrada e precisa, o que facilita a visualização dos resultados e acompanhamento no decorrer das consultas.

Do mesmo modo, é possível gerenciar aspectos financeiros e de estoque, como os valores pendentes, pacientes particulares e de planos odontológicos, quais produtos precisam ser comprados e o custo envolvido, além de gerar os recibos e alertas necessários para esse controle. Por fim, há ferramentas que oferecem um canal de metrificação de resultados e rotina, no qual é possível visualizar o desempenho da clínica, percentual de lucro, dias com mais consultas, tratamentos mais realizados e até os próximos compromissos.

Conheça a seguir algumas ferramentas que podem contribuir na organização e melhora do desempenho de sua clínica a seguir:

HI DOCTOR

Essa ferramenta oferece um prontuário completo com a agenda de atendimento e informa o tempo de espera estimado. Além disso, pode fazer impressões das receitas e atestados.
A ferramenta ainda tem a opção de adicionar imagens na ficha do paciente, o que facilita na especificação/cadastro, atendimento e acompanhamento do tratamento.

Por fim, ele oferece um chat de conversa para que os funcionários utilizem para incluir informações, bem como criar lembretes para os pacientes e a própria equipe sobre os processos.

SIMPLES DENTAL

Esse software permite marcar e confirmar as consultas da clínica por SMS, além de controlar os horários de atendimento e alerta de retorno.
Ele ainda facilita a organização do fluxo de caixa, cria orçamentos e controla os valores pendentes.

Com relação aos atendimentos, ele proporciona criar e gerenciar as informações sobre os pacientes e acompanhar o tratamento, com possibilidade de incluir imagens e imprimir atestados.Além disso, ele permite o envio de mensagens de aniversário, datas comemorativas e mensagens para confirmação de retorno ao consultório.

NetDent

Esse aplicativo constrói uma ficha simplificada de cadastro com a entrada dos dados clínicos e o odontograma. Assim como os outros, pode criar atestados, receitas ou contrato de prestação de serviços. A diferença desse software é que ele permite criar três tipos de agendas, sendo possível a separação por ordem de chegada, agenda por cirurgião ou agendamento feito.

Ele também oferece uma sala de bate-papo para que os profissionais mantenham contato mais facilmente na rotina e processos da clínica, como ao realizar um implante dental. Isso porque, nos retornos ou exames feitos, há o registro dessas atividades.Por fim, ele ainda oferece uma agenda com pagamentos a fazer e a receber, otimizando a organização e o controle do orçamento

Dental Sigo

Esse software não precisa ser instalado no computador, estando disponível na nuvem. Isso facilita o acesso por todos na clínica ou a unificação dos dados em redes de atendimento, além de manter o sistema mais leve. Esse software cria um prontuário completo do paciente, com os dados clínicos, de contato e procedimentos necessários e acompanhamento da saúde.

Independentemente do procedimento, seja uma lente de contato dental ou a colocação de aparelho dental (que demanda manutenção constante), todas as informações sobre os pacientes devem estar registradas.
Inclusive, pagamentos realizados e pendentes também podem ser gerenciados.

Além disso, permite encaminhar e-mails e SMS para os pacientes para confirmação de consulta ou estratégias de fidelização, bem como trabalhar com campanhas de marketing para conquistar novos clientes.
Ainda amplia o controle de estoque e programa as datas de entrega, para que os tratamentos sejam realizados sem interferência.
Por fim, o backup realizado diariamente evita que informações importantes sobre o tratamento sejam perdidas no decorrer do tempo.

Considerações finais

Para escolher o melhor software para o seu consultório, é importante avaliar as suas necessidades, diretrizes e as diferenças de cada um deles para escolher o que será mais eficiente para o seu negócio.
Há ainda a possibilidade de versões de teste, que contribuem para a escolha da melhor ferramenta, conforme a demanda do consultório e facilidade de integração aos processos e equipe.

Do mesmo modo, é possível desenvolver ferramentas ou adquirir aquelas que possibilitam alterações, ou seja, que são “construídas” sob demanda para o seu empreendimento.
O mercado para o ramo odontológico tem crescido a cada dia e grandes inovações são criadas para auxiliar os profissionais da área que precisam estar atentos às mudanças do setor.

Assim, apostando em um software odontológicos, seus dias serão muito mais ágeis e o seu trabalho trará muito mais resultado.

Conteúdo originalmente produzido pela equipe da empresa Vue Odonto

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