10 dicas IMPERDÍVEIS para vender online e fidelizar clientes

By 14/04/2020Comercial
dicas imperdíveis para vender mais e fidelizar clientes

Confira 10 dicas IMPERDÍVEIS para vender online e fidelizar clientes

Abaixo tudo o que você precisa saber !

Todos sabem que enveredar pelos caminhos do empreendedorismo não é uma das tarefas mais fáceis e, quando se trata de vender online então, esses caminhos podem ser ainda mais tortuosos e complicados, isso se não houver uma boa organização e direcionamento corretos do negócio. Por isso preparamos 1o dias IMPERDÍVEIS para vender online e fidelizar clientes.

Você sabe que vender online exige muito mais do que apenas criar um site de vendas, apresentar seus produtos ou serviços e sair pela internet compartilhando sua loja na esperança de que do dia para a noite ocorra uma enxurrada de vendas.

Mas, nem tanto ao mar nem tanto à terra. Embora cada nicho de mercado tenha suas particularidades e mereça abordagens diferentes, há determinadas dicas que são fundamentais para qualquer tipo de negócio online.

E nosso propósito com esse post é justamente apresentar algumas dicas relevantes para que suas vendas online sejam um sucesso. Preparado para leitura? Então vamos juntos nessa jornada!

Com o inicio da epidemia as vendas online cresceram 30% de acordo com a Meio&Mensagem, para ler clique aqui.

1. Defina seu nicho de mercado

Antes de qualquer coisa, defina qual é o nicho de mercado que deseja trabalhar. Nesse quesito, muitos aspectos devem ser levados em consideração, pois não adianta escolher um nicho somente por hobby ou, pelo contrário, porque acha que aquele produto pode ser um grande sucesso de vendas.

Para encontrar seu nicho e produtos ideais é preciso fazer antes uma boa pesquisa, alinhar as informações coletadas e depois fazer um planejamento que contemple o que você mais gosta com a demanda do mercado.

2. Entenda como funcionam as vendas no e-commerce

Após a escolha do seu nicho de mercado é preciso buscar por informações de como as vendas no e-commerce funcionam.

É necessário compreender como o processo de logística no e-commerce se dá na prática. Entender sobre compras, recebimento, conferência, estoque e ainda saber como se dá o processo de envio, rastreamento e controle de entregas dos produtos vendidos.

A assessoria de uma empresa com profissionais experientes e que entendam do assunto é muito importante para acompanhar todo o processo de montagem tanto da sua plataforma de vendas, como da segurança legal da sua marca antes, durante e depois da sua loja montada.

3. Crie títulos e descrições claras de seus produtos

Um produto dificilmente se vende sozinho. O consumidor tem sempre um olhar desconfiado em relação ao que está levando pra casa. Portanto, uma das primeiras regras para vender online é criar títulos e descrições claras e objetivas sobre seus produtos.

Certifique-se de fornecer todos os dados e características importantes sobre o produto que está sendo vendido. Não deixe margens para que o cliente abandone o carrinho simplesmente porque ficou em dúvida sobre um ou outro aspecto referente ao que está comprando.

Seguem abaixo algumas dicas de perguntas que você pode fazer a si mesmo na hora de fazer a descrição dos seus produtos:

  • O que é o seu produto?
  • Qual é o benefício, resultado ou como ele pode ajudar as pessoas?
  • Para quem ele se destina?
  • Qual sensação ele propicia?
  • Que mensagem o produto está transmitindo para o consumidor?

Essas e outras perguntas servem como um brainstorm quando estiver trabalhando na criação de títulos e descrições criativas e eficientes para vender mais online.

4. Utilize imagens de alta qualidade

Em uma loja virtual as suas imagens são sua vitrine. Por isso, cuide para que o seu catálogo de produtos tenha uma excelente apresentação.

Crie catálogos exclusivos incorporando um logotipo que represente sua marca e faça com que ela “grude” na mente das pessoas e que dê um tom de voz e autoridade ao seu negócio.

O mais sensato aqui é não pecar nem pelo excesso nem pela falta. O ideal é que as imagens dos seus produtos sejam apresentadas em um plano de fundo simples, mas sempre em destaque e com qualidade excepcional.

5. Trabalhe na otimização dos seus botões

Quando estiver trabalhando na construção da sua loja virtual, pense na simplificação do processo de compra. Cuide da otimização de seus botões, pois eles são fatores determinantes para uma boa comunicação com o seu consumidor.

Seja claro sobre o que quer que as pessoas façam. Tenha botões bem elaborados, com cores e tamanhos que destaquem bem seu call to action, afinal uma boa chamada para ação pode fazer uma grande diferença na hora de vender online.

6. Procure associar ícones aos textos

Nosso cérebro tem a capacidade de processar muito rapidamente as imagens dos ícones em lojas virtuais.

Se esses ícones forem associados a textos é bem provável que o cliente consiga identificar mais rapidamente um produto em sua página de vendas. Procure sempre equilibrar o uso de textos e ícones em sua loja virtual.

Clique aqui para aprender mais sobre gatilhos mentais.

7. Utilize o marketing de conteúdo para educar seu público-alvo

Ter um blog é uma excelente forma de educar seu público-alvo com conteúdos sobre o seu nicho de mercado e gerar mais tráfego para sua loja virtual.

Uma das estratégias que você pode utilizar com o marketing de conteúdo é, ao final de cada post, incluir uma chamada para ação que leve o visitante até sua página de vendas.

Ou ainda, convidá-lo a baixar um e-book, compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais ou assinar sua newsletter para aumentar o engajamento por meio de e-mails marketing e com novidades ou promoções futuras.

8. Tenha um design consistente da sua marca

A construção da sua marca será o seu grande tesouro, por isso elabore um design coeso e consistente para sua loja online. Assegure para que ela tenha um diferencial, uma voz única que deixe uma boa impressão da sua marca no mercado.

Uma boa dica para quem quer aumentar suas vendas online é saber escolher fontes que sejam mais adequadas aos perfis dos seus consumidores. Procure personalizar sua loja utilizando sempre as cores da sua marca e o mesmo tipo de fonte. Busque contrastes que não cansem a vista e facilitem a leitura dos títulos e descrições dos produtos.

9. Ofereça várias opções seguras de pagamentos

Os seus consumidores, com certeza, vão querer ter mais de uma opção na hora de escolher como pagar. Dê a eles várias alternativas seguras nessa hora.

Além de oferecer várias opções de pagamento, deixe claro para seu cliente que sua loja trabalha com uma política que assegura a privacidade dos seus dados pessoais. Mostrar que sua loja possui um certificado de segurança digital SSL, por exemplo, também pode ajudá-lo muito a vender online.

10. Adicione mais funcionalidades a sua loja online

Experimente adicionar mais recursos e funcionalidades a sua loja. Se trabalha com produtos do universo feminino, por exemplo, por que não buscar por um domínio personalizado, uma plataforma inteligente ou mesmo automatizar seu processo de vendas? Quanto mais profissional for sua loja, mais sua marca se destacará no mercado.

Lembre-se de que vender online é uma atividade que vai requerer que você saiba como atender muito bem o seu público-alvo, oferecendo a ele a melhor experiência possível na sua plataforma. Por isso, foque sempre nas pessoas em primeiro lugar, assim não haverá margens para erros em suas estratégias de vendas.

Se você gostou das dicas do post, deixe seu comentário e compartilhe suas dúvidas e considerações sobre o assunto!

Aproveite o momento para pensar: “vender mais e fidelizar clientes”. Um dos principais motivos por que as empresas quebram é a FALTA DE CLIENTES. Clique aqui para ler mais.

E se você tem alguma dúvida ou comentário fale conosco.

Muito obrigado e desejamos sucesso.

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