
Conhecer as principais tendências de um mercado, entendê-lo e avaliar benchmarks são objetivos de qualquer profissional de marketing.
A partir dessas informações, maiores são as chances de resolver problemas, identificar oportunidades e realizar ações de forma mais eficiente.
Porém, nem sempre temos acesso a dados valiosos sobre o mercado e uma das maneiras de obtê-los é através de pesquisas de marketing.
Mas esse é somente um dos muitos benefícios que essa ferramenta traz.
O que são pesquisas de marketing?
Pesquisas de marketing são um processo de coleta, análise, interpretação e apresentação de dados de mercado, cujo objetivo é encontrar soluções para problemas relacionados ao marketing de uma organização.
Por que fazer uma pesquisa de marketing?
A necessidade de fazer uma pesquisa varia de empresa para empresa. Em geral, ela surge a partir da verificação de um problema ou oportunidade que exige a identificação de estratégias para aproveitá-lo.
Mas uma coisa é unanime: o uso desse instrumento traz várias vantagens, com destaque para o apoio em uma tomada de decisão menos incerta, por ser embasada em dados reais de mercado.
Os principais benefícios da realização de uma pesquisa de marketing são:
Identificação de oportunidades de negócios
Abrir um novo negócio não é fácil e envolve vários riscos, principalmente se o seu produto for inovador e pouco conhecido pelo mercado. É fundamental avaliar as oportunidades de negócio em um mercado e entender como a sua solução será recebida pelo público-alvo.
Melhor compreensão do mercado consumidor
Dados sobre o mercado consumidor ajudam na construção da sua estratégia de marketing. Elas permitem que você:
- Conheça o perfil dos seus potenciais clientes;
- Descubra a existência de novos mercados para diversificar suas vendas;
- Entenda a real demanda pelo seu produto ou serviço;
- Avalie o conhecimento que o mercado tem sobre a sua marca;
- Conheça as tendências de uso da solução que a sua empresa oferece;
- Avalie a satisfação do mercado com o uso do produto ou serviço;
- Avalie os resultados que o mercado tem com a utilização do seu produto/serviço.
Com a análise destas informações, é possível construir perfis mais completos para as personas da sua empresa, entender como seu produto opode ser melhorado para ampliar a satisfação do consumidor e desenvolver melhores táticas de marketing.