
Em 2013, Beyoncé lançou o seu quinto álbum, sem avisar, apenas no iTunes.
A informação é avançada no relatório anual revelado pela Federação Internacional de Indústria Discográfica (IFPI).
As receitas de vendas de música em digital ultrapassaram as vendas em suporte físico no mercado em 2015, segundo o relatório anual revelado pela Federação Internacional de Indústria Discográfica (IFPI)
Segundo a federação, “o mercado discográfico global atingiu um marco importante em 2015”, com o digital se tornando a principal fonte de receita (equivalente a 45% do mercado), ultrapassando, pela primeira vez, as vendas da música em formato físico (que representa cerca de 39% do mercado).
No total, a venda de música registou em 2015, quase 13 mil milhões de euros de receita, representando um aumento de 3,2 por cento face a 2014. É o maior aumento em 2 décadas, embora esta recuperação demonstre uma fraqueza, em uma “distorção do mercado”, afirma a federação internacional.
“A música está a ser consumida em níveis recordes, mas este aumento do consumo não significa uma remuneração justa e equivalente para os artistas e as editoras discográficas”, afirma a organização no relatório.
Segundo a federação, o aumento das receitas no suporte digital surge graças ao aparecimento de vários serviços de transmissão de música pela Internet por subscrição, ou seja, em ‘streaming’, pelas vendas online e pelo uso de telemóveis com aplicações e acesso à Internet.
Os arquivos em formato digital estão ultrapassando os arquivos em formato digital. O que você está fazendo para acompanhar o mercado?