Apesar das incertezas políticas e econômicas vividas no Brasil nos últimos meses, uma boa notícia. O mercado publicitário deverá crescer 2,3% este ano e 4,5% em 2016, indicam as previsões do World Advertising Research Center (www.warc.com) relativas aos 12 maiores mercados mundiais.

Em termos reais – considerando a inflação -, o mercado deverá crescer 1,2% este ano e 2,4% no próximo. A ausência de grandes eventos para 2015 justifica, segundo o relatório, que os valores para este ano sejam menos positivos que as previsões do ano passado. A Índia e o Brasil são os mercados onde se estima que a publicidade mais aumente -respectivamente 12,4% e 7,1%, apesar da crise econômica que afeta os dois países. No Reino Unido, espera-se uma melhoria de 6,6%. Em sentido oposto, antecipa-se uma quebra de 13,1% do mercado publicitário na Rússia e de 0,2% em França, os únicos dois mercados em que a instituição prevê quebras em 2015. A internet continua a ser o meio de crescimento mais forte para este mercado, estimando-se um acréscimo de 16,1% em 2015 e de 12,9% em 2016. Em contrapartida, a publicidade televisiva poderá cair 1,9% em 2015 voltando, no entanto, a subir 2,5% no próximo ano.

foto_1771126911Fonte: warc.com

Rio-2016 e Eleições nos EUA
Os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e a eleição presidencial nos EUA são alguns dos grandes eventos que ocorrerão em 2016 e que explicam as projeções mais favoráveis para esse ano. A Índia (mais 12,4%), o Brasil (mais 7,7%), a China (mais 7,1%) e o Reino Unido (mais 6,0%) serão os mercados com maior aumento de publicidade em 2016. Já a Rússia é o único país onde se espera nova quebra das receitas em 2016 (menos 1,1%).

Digital em alta
A internet terá a maior fatia do investimento publicitário mundial já em 2016. Isto graças a uma previsão de crescimento do investimento no online na ordem dos 15,6% este ano, atingindo os 154 milhões de dólares, e de 12,7% em 2016, chegando aos 173 milhões de dólares, mais do que os 168 milhões previstos para a televisão, que deverá registrar uma quebra de 0,9% este ano e uma subida de 3,1% em 2016. O investimento no digital em 2016 será liderado pelo Reino Unido, seguido pela Austrália, Estados Unidos, Canadá e Alemanha.

Fonte: Revista Wide