Glossário de publicidade
AD CLICK
O número de vezes que um ou mais utilizadores clicaram num banner ou num ítem de publicidade.
AD PRODUCT
Uma oportunidade publicitária específica num web site. Exemplos de produtos publicitários são banners, anúncios transitórios, anúncios de colunas, tickers e muito mais.
AD REQUEST/IMPRESSIONS/IMPRESSÕES
Número de vezes que um anúncio aparece num browser como resultado directo de uma interacção (pedido) de um visitante com um site. Medida relacionada com page request.
AD SERVED
Um anúncio devolvido, pelo servidor, a um utilizador cada vez que é pedida uma página de conteúdo com um anúncio.
ADESÃO
Percentagem da audiência de um suporte que pertence a um grupo alvo em análise.
ADVERTORIAL
É um formato que combina a utilização de texto e imagem num só bloco, cujo layout é inserido no grafismo do website. Desta forma a mensagem parece um prolongamento dos conteúdos do site em que está inserido.
AFINIDADE (índice de)
Indicador do grau de adesão entre o alvo e a audiência de um suporte e como índice. Calcula-se a partir da razão entre a cobertura do grupo alvo e cobertura do universo.
AGÊNCIA DE MEIOS
Empresa que presta serviços principalmente a anunciantes, centralizados na investigação, planificação estratégica e táctica, negociações e compra de meios.
AGÊNCIA DE PUBLICIDADE
Empresa que presta serviços a anunciantes de definição e concretização de estratégias de comunicação comercial, desenvolvimento criativo e acompanhamento especializado.
AID
Associação da Imprensa Diária
AIND
Associação da Imprensa Não Diária
AMD
Associação Portuguesa de Marketing Directo
AMOSTRA
Conjunto de indivíduos representativo de um determinado universo, tal que, mediante técnicas de inferência estatística, é possível generalizar as conclusões obtidas nesse subconjunto para todo o universo (população).
AMOSTRAGEM ALEATÓRIA
Construção de uma amostra em que é conhecida a probabilidade de cada elemento da população ser incluído nessa amostra e simultaneamente conhecer a margem de erro quando generalizamos as conclusões para o universo.
ANUNCIANTE
Empresa que tem um produto ou serviço no mercado e utiliza a publicidade/comunicação como instrumento de marketing.
ANÚNCIO
Mensagem divulgada pelos media, em geral mediante pagamento do anunciante, destinada à oferta e fornecimento de informação de bens ou serviços sobe a forma gráfica, áudio, ou audiovisual, de acordo com o meio a que se destina.
APAN
Associação Portuguesa de Anunciantes.
APAP
Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação.
APCT
Associação Portuguesa Para o Controlo de Tiragem e Circulação.
APEPE
Associação Portuguesa de Empresas de Publicidade Exterior.
APODEMO
Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião.
APR
Associação Portuguesa de Radiodifusão.
ATS (average time spend)
Ver tempo médio despendido.
ATV (average time viewed)
Ver tempo médio de visionamento.
AUDICABO
Serviço de audimetria que reporta ao subuniverso dos lares com de tv por cabo.
AUDIÊNCIA
Conjunto dos indivíduos que contactam com um suporte publicitário (telespectadores/leitores/ouvintes), num período de tempo determinado, expresso em percentagem.
AUDIÊNCIA DE TELEVISÃO (Audimetria)
Conjunto caracterizado de indivíduos que estão presentes na sala ou compartimento onde se encontra o televisor ligado
AUDIÊNCIA EXCLUSIVA
Conjunto dos indivíduos que fazem parte da audiência de um suporte e que não pertencem a mais nenhuma audiência de outros suportes, quando analisadas as suas duplicações, expresso em percentagem.
AUDIÊNCIA MÉDIA
Audiência provável que contacta com o suporte em dado momento (período para o caso de televisão e rádio e exemplar para o caso imprensa), expresso em percentagem.
AUDIÊNCIA REGULAR
Conjunto de indivíduos que nos últimos quatro exemplares/emissões de um suporte contacta com pelo menos três deles, expresso em percentagem.
AUDIÊNCIA TOTAL
Valor máximo de audiência de um suporte, ou seja o conjunto de indivíduos que tiveram contacto com ele, independentemente do período em que o fizeram, expresso em percentagem.
AUDIMETRIA
Sistema de recolha de informação, sobre audiências de televisão, sem intervenção de entrevistadores, através de um dispositivo denominado audímetro (people meter).
AUDÍMETRO
Dispositivo electrónico que regista o tempo que o televisor está ligado/desligado e o canal sintonizado, assim como a qualificação dos telespectadores em presença.
AUDIPANEL
Serviço de audimetria baseado numa amostra de lares do painel de audimetria a partir dos quais é feita a recolha de informação (850 actualmente, no caso português).
AVALIAÇÃO (de um plano de meios)
Análise que se efectua sobre um conjunto de suportes e respectivas inserções consideradas, para verificar se cumpre os objectivos fixados, normalmente parâmetros previamente determinados (ex: cobertura, frequência, etc.).
BANNER
Peça publicitária (anúncio) utilizada na Internet. Existem em diversas formas e tamanhos.
BAREME
Designação de um conjunto de estudos de audiência de meios (imprensa, rádio e internet) realizados regularmente pela empresa MARKTEST.
BARTERING
Obtenção por parte de um anunciante de condições especiais junto de um suporte como contrapartida ao fornecimento de um programa pré-realizado, propriedade do anunciante.
BASE DE SONDAGEM
Diz-se de listas, mapas ou qualquer outro registo da população de onde é retirada a amostra.
BLOCO PUBLICITÁRIO
Conjunto de anúncios que se emitem de forma agrupada em televisão, com regras definidas em termos legais ou com normas definidas pelas estações emissoras, identificado por “separadores” que delimitam o seu início e fim dentro de um programa ou entre programas.
BROADSHEET
Jornal com a dimensão tradicional, isto é, formato grande com dimensões aproximadas de 37´57cm.
BROWSER
Programa que permite aos utilizadores aceder a documentos na World Wide Web podendo ser de texto e/ou gráficos. Netscape Navigator e Internet Explorer são alguns exemplos dos mesmos.
CAEM
Comissão de Análise de Estudos de Meios, constituída por representantes dos Meios, da APAP e da APAN.
CATI
Sistema de realização de entrevistas telefónicas assistidas por computador.
CENSO
Recolha de dados de todos os indivíduos de uma determinada área ou universo (ex: país).
CHECK – LIST
Enumeração do conjunto de acções a desenvolver por forma a atingir determinado objectivo com a máxima eficiência.
CIRCULAÇÃO
Número de exemplares efectivamente colocados no mercado, isto é, corresponde à soma das vendas, assinaturas e ofertas (circulação = tiragem – sobras)
CLICK
Acção de um utilizador da internet de selecção (click) sobre um banner.
CLICK THROUGH/CLICK RATE
Taxa ou percentagem de clicks divididos por ad request.
CLUSTER
Grupo de unidades elementares da população, idealmente com a mesma variabilidade da população.
COBERTURA
Percentagem do grupo-alvo que contacta, pelo menos uma vez, com um suporte ou combinação de suportes (cobertura da campanha).
COBERTURA EFICAZ
Percentagem do grupo-alvo que se considera ter memorizado a mensagem, de acordo com um critério previamente definido (ex: número mínimo de contactos).
COBERTURA EXCLUSIVA
Percentagem do grupo alvo que contacta exclusivamente com determinado suporte (este suporte não tem duplicação com qualquer outro suporte da campanha, isto é, do plano de meios).
COEFICIENTE ALFA
Relação entre o share de recepção de um suporte (programa) e o share de emissão, isto é, temos a importância que o suporte (programa) tem em termos de contribuição para uma boa audiência média.
COEFICIENTE BETA
Relação entre o coeficiente alfa de um canal de televisão com coeficiente alfa do total de televisão, isto é, temos a eficiência do suporte em relação ao total de emissão de televisão.
CORTE (ao)
Diz-se de um anúncio que ocupa um espaço, na página da publicação, para além da mancha de impressão, indo até ao limite da página.
CPC
Custo por clique que resulta do número de vezes que um utilizador clica num banner.
CURVA DE RESPOSTA
Função, definida pelo utilizador, que faz corresponder uma probabilidade de memorizar cada número de contactos.
CUSTO POR G.R.P.
Investimento necessário para atingir um por cento do grupo-alvo definido para uma campanha de publicidade. É uma medida de rentabilidade.
CUSTO POR G.R.P. EQUIVALENTE
Conceito utilizado principalmente em televisão onde o investimento feito em cada exibição é normalizado ao custo do suporte de uma certa duração (ex: 20”), permitindo comparar campanhas com spots de durações diferentes.
CUSTO POR MIL CONTACTOS (CPM)
Investimento necessário para impactar mil indivíduos do grupo-alvo. Resulta da divisão do custo total do plano (ou inserção) pelo número total de contactos conseguidos pelo plano (ou inserção), vezes mil. É uma medida de rentabilidade
CUSTO POR MIL CONTACTOS EQUIVALENTES
Conceito utilizado principalmente em televisão, onde o investimento feito em cada exibição é normalizado ao custo do spot de uma certa duração (ex: 20”), permitindo comparar campanhas com spots de durações diferentes.
DIÁRIO
Jornal ou outra publicação que é publicado no mínimo cinco vezes por semana.
DIFUSÃO
Número de exemplares de uma certa publicação que são vendidos pelos diferentes canais possíveis.
DISTRIBUIÇÃO DE CONTACTOS
Informação da distribuição da cobertura de acordo com o número de vezes (frequência) que os indivíduos são expostos a uma campanha de publicidade.
DUPLICAÇÃO DE AUDIÊNCIA
Percentagem (ou número) de indivíduos da audiência de um suporte que também contactam com outro suporte
EACA
European Association of Communication Agencies.
EGTA
European Group of Television Advertising.
EMRO
European Organisation for Media Research.
ENCARTE
Anúncio, autónomo fisicamente, que se coloca entre páginas de um meio impresso, sem fazer parte do mesmo, com o objectivo de se destacar da publicação.
ENTREVISTA
Contacto discursivo sobre determinado assunto entre indivíduos, onde um representa uma entidade ou empresa, cuja comunicação pode ser desenvolvida por qualquer meio de comunicação, nomeadamente telefone ou correio, ou por contacto a nível pessoal.
ERRO AMOSTRAL
Representa a diferença entre a estimativa, retirada da amostra, e o verdadeiro valor do parâmetro na população.
ESOMAR
European Society for Opinion and Marketing Research.
ESTATÍSTICA INDUTIVA
Capitulo da estatística que tem como objectivo averiguar até que ponto se podem generalizar e validar os resultados encontrados numa amostra relativa a uma população. (Inferência estatística).
ESTRATÉGIA DE MEIOS
Documento/acção preparada, normalmente por uma agência de publicidade ou meios, definindo os meios que melhor atingem os objectivos de comunicação e de publicidade, dentro de um orçamento disponível, tendo ainda em conta todos os factores que possam condicionar a acção.
ESTUDO COINCIDENTAL
Estudo realizado junto dos lares do painel de audimetria com o objectivo de controlar a qualidade da informação das audiências de televisão, tentando averiguar da precisão das informações recolhidas no processo automático.
ESTUDO DE BASE
Estudo que tem como objectivo caracterizar o universo dos lares relativamente ao meio televisão e às suas características sóciodemográficas com a finalidade de constituir e controlar o painel de audimetria.
ESTUDOS DE MEIOS
Nome genérico dado aos estudos que têm por objectivo aferir a audiência e o perfil dos diferentes meios.
EXTRAPOLAÇÃO DE RESULTADOS
Método que consiste em transformar os valores amostrais em valores referentes ao universo.
FICHEIRO DE DADOS
Informação contendo valores de audiência para cada suporte e indivíduos da amostra, relativamente aos vários estudos de meios existentes.
FILTRO
Conjunto de critérios que conduzem à selecção dos indivíduos a serem incluídos num grupo-alvo. Os filtros mais usuais são os que se estabelecem com variáveis sócio-demográficas e/ou consumo
FLOWCHART
Distribuição e calendário de inserções correspondente ao desenvolvimento de uma campanha de publicidade num determinado período (ex: ano).
FREQUÊNCIA MÉDIA DE CONTACTOS
Número de vezes, em média, que cada indivíduo do grupo alvo é contactado pelo suporte ou plano (OTS – oportunidade de ver, em termos probabilísticos).
G.G.T.A.M.(GLOBAL GUIDELINES FOR TELEVISION AUDIENCE MEASUREMENT)
Documento aceite por várias entidades (ex: ESOMAR, EMRO, EACA, WFA, etc.). Base de trabalho para qualquer análise sobre medição de audiências de televisão (serviu de padrão à recente auditoria sobre o sistema português da MARKTEST AUDIMETRIA).
GRELHA DE PROGRAMAS
Distribuição dos vários programas de televisão e rádio por faixas horárias, com o objectivo de fixar audiências.
GRP/GROSS RATING POINTS
Medida comparativa do impacto quantitativo de uma campanha publicitária. Corresponde à soma das audiências (ratings) de todos os suportes de um plano de meios (um GRP é a probabilidade de contactar com 1% do grupo alvo).
GRUPO ALVO
Grupo de indivíduos a quem se dirige uma campanha publicitária, constituindo um subconjunto de elementos
HITS (gross exposures)
Número de ficheiros que são chamados quando se entra numa página (incluindo gráficos, texto e elementos interactivos). Se uma página contendo dois gráficos for vista por um usuário são registrados três hits. Esta medida é mais utilizada pelos próprios sites para terem uma noção do volume pedido.
HORÁRIO NOBRE
Período com maior volume de audiência e como tal com maior interesse publicitário teórico. Utiliza-se em televisão e rádio (prime time).
ICAP
Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade.
IMAGEM (de marca)
Opinião que os consumidores têm de um bem ou serviço que se comercializa com um nome conhecido.
IMPACTO
Cada uma das vezes que um anúncio entra em contacto com um indivíduo (impacto útil se o indivíduo pertence ao grupo alvo).
IMPRENSA
Termo que designa o conjunto dos vários suportes de comunicação escrita – a instituição do jornalismo escrito.
INSERÇÃO
Anúncio nos meios imprensa ou televisão.
INTERVALO DE CONFIANÇA
Intervalo considerado entre dois valores da variável em estudo centrado na estatística amostral, no interior do qual , com um risco conhecido de erro, está o parâmetro da população.
INVESTIMENTO EQUIVALENTE
Valor obtido pela conversão do investimento real ao custo de uma duração normalizada (20” ou 30”).
JORNAL
Publicação impressa periódica destinada principalmente a difundir informações gerais.
JUSTIFICATIVO DE ANÚNCIOS
Recortes reais de anúncios tal como aparecem nos exemplares da publicação e que servem como provas da sua inserção.
LAR
Entende-se por lar, no painel de audimetria, um conjunto de indivíduos que residem no mesmo domicílio particular e partilham o espaço e a utilização dos meios audiovisuais.
LINHA
Unidade tipográfica de medição dos anúncios de imprensa.
LINÓMETRO
Régua cuja unidade de medida utilizada é a linha, usada para a medição da dimensão de anúncios na imprensa e respectiva valorização comercial (tabelas de publicidade).
MANCHA
Parte da página de uma publicação ocupada por texto ou por publicidade.
MARKSEL
Software de planeamento de meios imprensa, rádio e internet desenvolvido e comercializado pela MARKDATA.
MARKTEST
Empresa que tem desenvolvido como sua actividade principal a obtenção e comercialização de dados de audiências (MARKTEST AUDIMETRIA para os dados de televisão) e respectivos software’s de análise (iniciou a sua actividade em 1980).
MASS MEDIA
Expressão inglesa formada nos anos 50 para designar veículos de comunicação que atingem um conjunto diversificado e vasto de pessoas (ex: tv, imprensa, rádio, etc.).
MEDIA MIX
Combinação de vários meios por forma a optimizar uma campanha publicitária.
MEIO (medium)
Conjunto dos suportes com as mesmas características técnicas (ex: televisão, imprensa, rádio, etc.), através do qual é transmitida informação.
MEIO PUBLICITÁRIO
Meio utilizado com a finalidade de efectuar comunicação de publicidade.
MEIOS (media)
Conjunto dos vários meios (ex: televisão, imprensa, rádio, exterior).
MERCHANDISING
Actividade dirigida para a promoção de um produto logo que chegue ao ponto de venda (ex: embalagens, escaparates, etc.), complementando a publicidade.
MÓDULO
Cada uma das partes em que se divide igualmente uma página de um jornal, servindo de base para medição de anúncios publicitários e sua comercialização (determinado número de linhas de uma coluna).
NÚMERO MÍNIMO DE CASOS
Número necessário de entrevistados presentes na amostra, que pertencem ao alvo definido, para que o tratamento de dados seja aceitável estatisticamente.
OMNIBUS
Estudo de mercado continuado que se destina a cobrir uma série de assuntos ao mesmo tempo (diversas marcas/diversos clientes).
OPTIMIZAÇÃO
Tratamento que visa procurar entre várias combinações de planos existentes, a melhor solução teórica em função de critérios previamente definidos, finalidade do planeamento de meios.
ORÇAMENTO
Verba disponível para o desenvolvimento de uma acção de comunicação (publicitária) num determinado período de tempo.
OUTDOOR
Ver publicidade exterior.
PAGE REQUEST/PAGE VIEW
Número de vezes que um documento HTML aparece num browser como resultado directo de uma interacção (pedido) de um visitante com um site.
PAINEL
Conjunto de indivíduos/lares que constitui uma amostra a partir da qual se recolhe informação, sendo estável e representativa de uma população, fixado de acordo com determinados critérios (sóciodemográficos, etc.).
PAINEL DE CONSUMIDORES
Amostra de consumidores seleccionados de acordo com padrões de aquisição de bens ou serviços, da qual se recolhe informação numa base regular.
PARÂMETRO
É um indicador quantitativo referente a um atributo ou característica da população.
PATROCÍNIO
Financiamento, em exclusivo ou não, de um determinado suporte publicitário, por um anunciante ou marca, tendo contrapartidas comerciais (referências explícitas).
PAY PER VIEW
Contrato com operador de tv por cabo para recepção e pagamento do tempo visto num canal/programa específico.
PAY TV
Contrato e pagamento a um operador de tv por cabo para recepção dum canal/programa específico, mediante um descodificador apropriado.
PENETRAÇÃO (de um meio)
Percentagem de indivíduos de uma população (grupo alvo) que se expõem a esse meio/suporte.
PLAN VIEW
Software de planeamento de televisão que permite construir planos baseados em diversas variáveis que podem ser seleccionadas, com base nos dados de audimetria.
PLANIFICAÇÃO DE MEIOS
Processos e técnicas usadas para seleccionar os meios e suportes e colocar os anúncios nos mesmos de um modo eficaz, isto é, cumprindo objectivos qualitativos ou quantitativos previamente definidos (Ver optimização).
PLANO DE AMOSTRAGEM
Metodologia adoptada para obter a amostra da população, acerca da qual se pretende obter informação (pré-avaliação).
PLANO DE MEIOS
Informação que especifica os objectivos da comunicação, selecção de suportes e sua utilização assim como a avaliação do seu alcance quantitativo e respectivo orçamento.
POLLING
Designação usada em audimetria referenciando o processo da recolha de dados do painel para o centro de processamento.
PONDERAÇÃO
Operação que consiste em modificar a importância objectiva de elementos de um modelo de análise quantitativo, em função de critérios normalmente não quantificáveis.
PONDERAÇÃO (em audimetria)
Processo de atribuição de pesos a cada indivíduo do painel, em relação aos lares produzidos, de forma que a totalidade desses indivíduos representem o universo (quantitativamente).
POPULAÇÃO
É qualquer conjunto (pessoas, objectos, empresas) com uma ou mais características em comum, claramente definido e passível de ser investigado e sobre o qual se tiram conclusões.
PÓS-AVALIAÇÃO
Verificação de resultados de campanhas com a finalidade de permitir confirmar até que ponto os resultados previstos foram obtidos, em relação aos indicadores usuais.
PRIME TIME
Horário nobre
PSICOGRÁFICOS
Técnica destinada a segmentar mercados utilizando como critério fundamental aspectos psicológicos ou psicossociológicos.
PUBLICIDADE
Qualquer forma de comunicação feita no âmbito de uma actividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo de promover o fornecimento de bens e serviços, incluindo direitos e obrigações.
PUBLICIDADE EXTERIOR
Forma de comunicação visual que utiliza suportes que estão permanentemente na rua.
PUBLITEX
Software que permite avaliar e controlar investimentos publicitários em tv cruzados com as respectivas audiências.
QUESTIONÁRIO
Conjunto de questões elaboradas para recolha de informações de uma determinada população (ex: hábitos, consumos, opiniões, atitudes, etc.).
RÁDIO
Estação a partir da qual se emitem ondas hertzianas susceptíveis de serem captadas por receptores.
RANKING DE AUDIÊNCIAS
Ordenação de suportes, normalmente de um meio, com base no indicador audiências.
RANKING DE RENTABILIDADE
Ordenação de suportes, normalmente de um meio, com base em indicadores de rentabilidade, isto é, relação custos/audiências (Ver rentabilidade).
RENTABILIDADE
É o resultado da relação custo/audiência de um suporte, meio ou campanha, para determinado grupo alvo: normalmente são utilizados custo/GRP e custo por mil contactos (CPM).
REVISTA
Publicação periódica normalmente com a publicação de artigos sobre assuntos ou domínios específicos.
SABATINA
Empresa fornecedora de serviços de informação do mercado publicitário, em particular investimentos efectuados nos principais meios.
SATURAÇÃO PUBLICITÁRIA
Diz-se das situações em que se considera haver uma sobre-ocupação, dos espaços/tempos de um determinado suporte, com presenças publicitárias.
SEGMENTAÇÃO DE AUDIÊNCIA
Decomposição da audiência de um suporte em partes, segundo um conjunto de factores definidos (sócio-demográficos, hábitos de consumo, etc.).
SHARE DE AUDIÊNCIA
Relação entre o tempo total despendido a ver um determinado canal/suporte/programa, relativamente ao tempo total despendido a ver televisão, num determinado período de tempo (ex: hora, dia, semana, mês).
SHARE DE EMISSÃO
Relação entre a duração de um programa e o tempo total de emissão do respectivo canal.
SHARE DE RECEPÇÃO
Percentagem em termos de contributo de audiência desse programa para a audiência média do total de emissão do canal.
SHARE OF SPEND
Análise comparativa da percentagem que representa o investimento publicitário de uma marca em relação ao total do sector.
SHARE OF VOICE
Análise comparativa da percentagem que representa os GRP obtidos por uma acção publicitária de uma marca, durante um certo tempo (mês/ano/etc.), em relação ao total de GRP do sector.
SINERGIA DE MEIOS
Termo normalmente utilizado para expressar a ideia de que a acção combinada de vários meios tem um efeito superior à soma dos efeitos individualizados.
SPOT
Mensagem publicitária áudio ou audiovisual emitida pelos meios rádio ou televisão.
SUPORTE PUBLICITÁRIO
Veiculo de comunicação publicitária, dentro de cada meio, onde se pode inserir uma mensagem publicitária e ao qual corresponde um determinado preço.
TABLÓIDE
Jornal com uma dimensão menor que o tradicional contendo aproximadamente 6 colunas e um total de + 1000 linhas por página (tipo 5).
TÁCTICA DE MEIOS
Acção de detalhar especificamente as actividades que levam à concretização da estratégia de meios previamente definida (ex: selecção de suportes, distribuição).
TARGET GROUP
Grupo alvo.
TAXA DE MEMORIZAÇÃO
Probabilidade das pessoas, que contactam uma vez com uma peça publicitária, a memorizarem. A partir da taxa de memorização e com um algoritmo definido supõe-se poder construir uma curva de resposta (teoria de Morgensztern).
TELEREPORT
Software de análise de audiências de televisão.
TELESHOPING
Promoção e demonstração de um produto através do meio televisão com a finalidade de o telespectador comprar via telefone.
TELESPECTADOR
Indivíduo que viu televisão pelo menos uma unidade de tempo (minuto/segundo) durante um certo período de tempo (dia/etc.).
TELEVISÃO
Termo que designa normalmente a transmissão por ondas hertzianas ou por cabo de imagens e de sons que são recebidos num ecrã.
TEMPO MÉDIO DE VISIONAMENTO
Média do tempo que cada indivíduo do universo despendeu com um suporte ou meio, num período determinado. Indicador normalmente expresso em minutos.
TEMPO MÉDIO DESPENDIDO
Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um suporte ou meio, num período determinado. Indicador normalmente expresso em minutos.
TIRAGEM
Número total de exemplares impressos de determinado suporte e referente a uma dada edição.
TRABALHO DE CAMPO
Componente de um estudo de mercado que implica entrevistas pessoais realizadas por investigadores especializados com o objectivo de obter informações.
TV CABO
Sistema de emissão de televisão que consiste na utilização de um cabo de fibra óptica, geralmente subterrâneo, podendo também ser hertziano, digital ou por satélite.
TVR (TV Rating)
Taxa média de audiência para o total televisão.
UNIDADE BASE DE MEDIA
Período mínimo de tempo sobre o qual é registado o comportamento de audiência (ex: tv – 1 seg., rádio – 5 min.)
UNIVERSO
População.
VAGA
Esquema de distribuição de anúncios de uma campanha delimitada num determinado espaço de tempo.
VALIDAÇÃO (em audimetria)
Processo que consiste na aplicação de um conjunto de normas e critérios aos dados recolhidos dos audímetros, de forma a eliminar ou corrigir comportamentos considerados anómalos.
VISITA
Série de page request pedidos por um visitante sem 30 minutos consecutivos de inactividade.
VISITANTE
Indivíduo que visita um site e que pode ser classificado por: único registo; único cookie; único URL e único endereço IP.
WFA
World Federation of Advertisers.
ZAPPING
Acção de mudar de canal de televisão utilizando o comando à distância, normalmente associado à rejeição de um determinado programa ou bloco publicitário.