
A criação do conteúdo começa pelo processo chamado pauta. Para um formato perfeito é preciso enriquecê-la com informações, além de adequá-la a linguagem e ao objetivo do texto.
Evite erros, confira a seguir dicas simples de como criar seu material.
Veja aqui e conheça nossos cases de sucesso em gestão e produção de conteúdo.
Conteúdo da pauta
A pauta para o texto de marketing segue um pitch, ou seja, uma apresentação. Nela, é importante que o tom usado esteja claro, assim como a linguagem, o objetivo e as informações essenciais.
Essa receita de texto é estruturada da seguinte maneira: título que o texto receberá, o cliente a quem se destina, a persona, o número de palavras, os botões de call-to-action necessários, o estágio do texto no funil de vendas, a palavra-chave e o pitch.
Definindo o pitch
É ele contém uma explicação sobre a pauta. Funciona como um auxílio, ou guia, para entendê-la.
Os pontos principais daquilo que será abordado entram no pitch, assim como todas as ideias. Deste modo, o redator não terá dificuldade para interpretar a pauta na hora de elaborar o texto.
Passo a passo
1 – Defina o formato
Será em lista ou em texto corrido? Abordará diversos temas ou algo mais específico?
Decida e partir disso defina o tamanho para saber o pitch que essa pauta exigirá. Ao final, reúna todas as informações.
2 – Linguagem do pitch
Atente aos verbos. Utilizar alguns como justificar, citar, explicar, listar, descrever garantem mais objetividade e clareza ao texto.
Pense na ação e direcione seu colega.
O pitch para cada pauta
Caso prefira um artigo em lista, opte por descrever quantos itens devem entrar, quais serão eles (com exemplos para facilitar) e qual a linguagem.
Para desenvolver o texto passo a passo, utilize a mesma lógica, porém, descreva muito mais cada tópico e coloque tudo na ordem que precisa ficar.
Em todos os casos, explique muito bem o objetivo de cada assunto tratado. Ofereça um panorama que identifique a importância e os benefícios do que se aplica.
Lembre-se: o título pede para que o texto todo reforce o tema central.
O que evitar?
– Evite ser prolixo. Seja claro e objetivo, sem deixar informações genéricas ou incompletas;
– Tenha cautela nas limitações. O pitch de pauta não pode deixar o redator amarrado, ele precisa apenas conduzi-lo;
– Cuidado com a falta de coerência e coesão;
– Avalie se está solicitando no pitch mais coisas que o tamanho do texto comporta.
Com essas dicas, seu texto terá perspectiva e qualidade.
Não durma no ponto! Venha fazer uma reunião e descubra o potencial da sua empresa.