Os desafios e soluções da gestão em tempos de crise

By 16/07/2020Comercial

Os desafios e soluções da gestão em tempos de crise

Venha descobrir neste post sobre os principais desafios de gestão durante a crise do novo coronavírus (Covid-19) e saiba como solucioná-los!

Durante os períodos de instabilidade econômica, as empresas são um dos principais órgãos a serem afetados.
Afinal, quando há um momento delicado na economia, muitos segmentos enfrentam quedas bruscas na demanda. É o caso da atual pandemia causada pelo novo coronavírus, também conhecido como Covid-19.

Diante da crise, enquanto empresas do setor industrial, como as que fabricam esquadrias de alumínio, entre outros, tiveram que suspender suas atividades ou revezar colaboradores, outras empresas adotaram o modelo home office aliado ao isolamento social.Ou seja, os impactos não foram dos melhores. Mesmo assim, ainda há diversas soluções que os empreendedores podem seguir para continuarem a se desenvolver, mesmo com o cenário negativo.

Quer saber quais são os principais desafios e as respectivas soluções para as empresas? Então neste post iremos falar de todos os detalhes sobre o assunto. Continue nos acompanhando para saber mais!

Home Office

Desde a chegada da pandemia do novo coronavírus, o home office tem sido a alternativa mais adotada por profissionais e empresas para continuarem as suas atividades.
O home office, também conhecido como “escritório em casa”, é utilizado para que os colaboradores trabalhem diretamente de suas residências, com o foco de reduzir aglomerações nos ambientes corporativos, e consequentemente, evitar o alastramento do vírus.No entanto, muitas empresas têm encarado o home office como uma estratégia que reduz a produtividade dos funcionários.

Afinal, em um ambiente repleto de distrações, muitos colaboradores não conseguem ser tão eficiente antes em suas atividades.
Além disso, os fatores externos também prejudicam: muitas casas não possuem aluguel de gerador de energia, nem móveis e equipamentos ergométricos para realizarem suas tarefas.
Por isso, uma dica para lidar com o home office da melhor forma é apostar nas tecnologias complementares.

Utilize softwares de gestão de equipes, como o ERP, além de ferramentas para se comunicar constantemente com a equipe, como o Google Meets, Google Hangouts.
Outras ferramentas, como o Timesheet ou o Trello podem auxiliar os colaboradores a terem mais organização e foco diante das tarefas.

Queda no faturamento

Outro desafio enfrentado pelas empresas é ter que lidar com uma queda pertinente na demanda.
Essa situação é considerada comum diante dos momentos de crise financeira e econômica. No entanto, é justamente nestes momentos que as empresas precisam ajustar as suas estratégias a nova realidade.

Em contrapartida com a regressão no faturamento de muitos negócios, o comércio eletrônico apenas cresce.
Segundo o relatório Neotrust da Compre&Confie, o aumento foi de 26,7% no primeiro trimestre de 2020, em comparação comparação com o período de 2019.

Ou seja, uma das maiores alternativas para os empreendedores que querem aumentar as suas vendas durante a crise do novo coronavírus é investir nas vendas online.
Outra alternativa em complemento com as ações digitais é a adesão ao sistema de delivery. Com o mundo em quarentena, os pedidos de entrega também aumentaram espontaneamente.

Lembre-se que o sistema de delivery pode ser tanto utilizado para a entrega de alimentos, como também de produtos diversos, como desumidificador de ar, móveis, materiais de escritório, entre outros.
Agora que você já sabe quais são os principais desafios e soluções da gestão em tempos de crise, o que acha de investir nessas mudanças e ter sucesso em seu negócio? Gostou do post?

 

E se você tem alguma dúvida ou comentário fale conosco !
Clique aqui para acessar nossa área de contato, e envie sua dúvida.

Muito obrigado e desejamos sucesso.

Fonte: por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Veja o serviço