
Obter clientes, a famosa tática de get customers, não é tão complicado quanto parece. Dados indicam que as empresas brasileiras cresceram criando estratégias de marketing digital nos últimos anos .
Segundo a Ebit, empresa referencial em dados informativos sobre o varejo por meio da internet, o e-commerce brasileiro somou R$ 44,4 bilhões em 2016. A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBV) divulgou que em 2017 as 10 organizações do e-commerce brasileiro movimentaram R$ 26,72 bilhões. As digitais representam 54% das listadas.
Diante deste cenário, fica evidente a necessidade da construção de um relacionamento que atraia clientes para ficar.
Conheça os seis erros de campanha cometidos pelas empresas.
Customers adquiridos, fidelizados e mantidos na prática
Comece estudando seu cliente. A pessoa precisa se identificar a ponto de pensar que o conteúdo foi criado especificamente para ela. Para isto você precisa:
- Determinar qual é o seu nicho e visitar os sites que ele frequenta. Trabalhe para que seu conteúdo apareça nas primeiras opções de busca do seu público-alvo. Você só conseguirá resultado estudando o cliente;
- Crie seu conteúdo, produza para o cliente;
- Com um mundo cada vez mais conectado, e em tempo real, as pessoas não perdem tempo com conteúdos longos, explicativos demais, técnicos demais. Sua criação deve passar o recado e, diante disto, atrair;
- Esteja onde seu cliente está. Isso inclui redes sociais, comunidades, lojas virtuais;
- Ofereça todo suporte necessário para que ele (o cliente) não passe raiva ou constrangimento. Dê feedback;
- Crie conteúdos criativos e interativos. Pode ser infográficos, memes, vídeos ou até GIFs.
O valor da sua marca e o desejo de ficar do cliente dependerá da manutenção dos pontos acima e de toda uma gama de fatores como qualidade, efetividade do produto, necessidade, satisfação do cliente e atendimento contínuo.
O marketing tem a função de transformar visitantes em clientes consumidores, mas quem dita o sucesso é o próprio negócio.
Não deixe de conferir nosso post sobre remarketing.