Existem vários de pop-ups, mas o objetivo é sempre o mesmo: exibir um quadro ou uma janela por cima do conteúdo de um site. Em outras palavras, ocultar um conteúdo para destacar outro.
O pop-in é semelhante ao pop-up. Permite exibir um conteúdo por cima de uma página web com a diferença de que o pop-in se abre dentro da mesma página e não numa nova janela de navegador.
Embora existam vários nomes, o termo pop-up continua sendo mais empregado e é o que usaremos neste artigo. Portanto, perceba que com pop-up também designamos pop-in, ou seja, um quadro dentro da página e não uma nova janela.
Como eles são usados em sites?
A vantagem dos pop-ups
As ações oferecidas pelos pop-ups apresentam uma taxa de conversão muito maior do que quando são oferecidas numa simples inserção no site. É verdade que esse formato de mensagem que salta à vista do visitante chama sua atenção.
Descobre-se particularmente que alguns sites aumentaram em 900% as assinaturas de seu boletim informativo, graças a seu pop-up, ou então que uma blogueira viu suas taxas de cadastramento disparar em 1,375% apenas com a implementação de um pop-up.
Vantagens
- Chamar a atenção dos visitantes
- Aumentar rapidamente a taxa de conversão
Os pop-ups, uma faca de dois gumes
Limitações
- Tem caráter intrusivo porque aparece automaticamente e exige uma ação do internauta
- Tem má reputação devido aos inúmeros anúncios que não despertam a atenção do usuário
- O uso inadequado pode irritar seus visitantes e assim prejudicar seu site
Um pop-up eficaz
Em função dos problemas citados anteriormente, aqui estão algumas boas práticas a implementar e evitar erros comuns.
O que deve ser feito
- Ponto extremamente importante: Facilite o fechamento do pop-up com um X bem visível ou com um simples clique fora do pop-up
- Use um cookie de rastreamento para não exibir novamente o pop-up a cada vez que o visitante chega no seu site
- Abra o pop-up depois de um minuto ou depois de duas páginas exibidas. Essas configurações permitem ao visitante conhecer melhor seu site antes de você lhe pedir para executar uma ação
- O conteúdo de seu pop-up deve ser focado no interesse de seu visitante. Cuide especialmente do título para incentivar o visitante à ação. Indique, por exemplo, o número de pessoas já cadastradas na sua newsletter ou ofereça um desconto na inscrição
- Teste diferentes modelos e configurações de exibição para encontrar o que funciona melhor para você
O que não deve ser feito
- Não abra pop-ups em excesso, sob pena de ser visto como spam
- Não peça muitas informações. Por exemplo, e-mail e nome já bastam para cadastrar alguém para receber o boletim informativo
- Não use pop-ups que aparecem quando seus visitantes querem deixar uma página se não quiser perdê-los definitivamente
Fonte: Imagine Comunicação
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