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O que é mídia programática?

 Quer melhorar o desempenho das suas campanhas online?

Em linhas gerais, mídia programática é uma maneira automatizada de  uma empresa  encontrar o melhor espaço para fazer um anúncio e adquirir esse espaço. Ou seja, já não há uma pessoa mediando a negociação  entre o anunciante e o publisher: tudo é mediado por meio de um sistema, uma plataforma online.

Esse  conceito pode parecer estranho, mas existe um paralelo bastante popular no nosso dia a dia: vamos supor que você deseja comprar um livro. Para isso, você usa a internet para encontrar o melhor preço, o melhor prazo de entrega, o menor frete e as melhores condições de pagamento. Você faz a compra do seu livro em uma loja virtual, sem ter que conversar com nenhum vendedor ou interagir com o caixa do comércio. Pronto, você fez uma compra programática. No caso da mídia programática, a lógica é a mesma: você encontra a melhor solução de mídia utilizando apenas um software.

Como funciona a mídia programática?

Na compra de espaços de mídia tradicionais, o preço era definido pelo canal onde a propaganda seria exibida. Por exemplo: um anúncio de um minuto no horário nobre da TV, uma propaganda na quarta página de determinada revista semanal ou um spot de 30 segundos em uma rádio. O valor desse espaço levava em conta a projeção de audiência daquele canal: uma novela vespertina tende a atingir donas de casa, já desenhos animados têm como público principal crianças e pré-adolescentes. Já na mídia programática, se compra diretamente o perfil da audiência. Por exemplo: mulheres de 30 anos que frequentam academia, homens solteiros à procura do primeiro imóvel, ou  adolescentes que consomem séries em sites de streaming. A lógica, portanto, é invertida: você compra diretamente o perfil que   deseja atingir, e não um público hipotético.

Essa verdadeira revolução no modo de se comprar um espaço para anúncios só foi possível porque é possível coletar uma quantia muito maior de dados na web do que em meios tradicionais. Ou seja, o inventário de audiência dos publishings que se utilizam de vendas programáticas é muito mais assertivo e complexo; afinal, eles conseguem determinar quais pessoas frequentam determinado espaço virtual, por quanto tempo elas permanecem em um site, quais tipos de pesquisa elas fazem no Google e quais são seus interesses de compra. Tudo isso feito em tempo real e de forma totalmente automatizada. Dessa forma, o anunciante tem uma maior certeza de que ele realmente  irá atingir o público-alvo almejado.

Quais as vantagens da mídia programática?

Agora que você já sabe o que é mídia programática e como funciona, separamos uma série de vantagens que este tipo de mídia oferece. Como explicamos anteriormente, a compra de mídia de forma programática é um processo totalmente automatizado, se diferenciando e destacando em relação ao método tradicional de compras de espaços. São elas:

Conhecendo os termos

Antes de nos aprofundarmos no funcionamento e nas vantagens de uma compra programática, convêm fazer uma pequena lista de expressões e siglas utilizadas no processo. Assim, criamos um pequeno dicionário de mídia programática para que você não se perca em meio a siglas e palavras importadas do inglês.

Qual o melhor momento para investir em mídia programática?

A resposta a essa pergunta pode ser dada com apenas uma palavra: agora!

Apesar de o conceito ser relativamente novo, a mídia programática vem crescendo cada vez mais. Em 2014, o assunto foi alvo da atenção de agências de publicidade e ganhou espaço nas estratégias de divulgação de grandes e pequenos anunciantes. Apenas nos Estados Unidos, 50% do mercado digital foi conquistado por processos de mídia programática. No Brasil, esse processo também começou a mostrar fôlego. A projeção da consultoria IDC para 2015 é de que a mídia programática movimente cerca de US$ 27 milhões! Grandes veículos como  Abril, O Globo e Terra já usam esse tipo de sistema para vender espaço publicitário. Uma pesquisa feita pela Trade Desk apontou que o crescimento do mercado para esse ano na América Latina é de 600%.

Esse crescimento não acontece por puro e simples modismo. Cada vez mais, empresas estão se especializando na coleta e clusterização de dados para tornar as compras programáticas ainda mais confiáveis e ágeis. A expectativa a médio prazo é que esse tipo de compra ultrapasse os limites do mundo virtual. Ou seja, em breve os canais de mídia tradicionais, como rádios e TV, também irão adotar a mídia programática. Experiências nesse sentido já estão sendo realizadas na Austrália, onde gigantes como a MTV, Fox Sports e Discovery começam a vender espaços publicitários em horário nobre por meio  de soluções automatizadas.Ou seja, o crescimento da mídia programática é inevitável. Investir agora nesse tipo de solução significa que sua empresa estará largando na frente dos seus concorrentes, tendo tempo de se familiarizar com esse novo tipo de estratégia de divulgação.

Alguns cuidados com a mídia programática

Como relatamos anteriormente, o modelo de compras programáticas ainda está nos seus primeiros anos, o que justifica, em parte, o conservadorismo de publishers e mesmo de anunciantes em relação a  esse tipo de negócio. Além disso, a internet ainda é um terreno mais ou menos fértil para toda sorte de fraudadores, o que, infelizmente, também afeta a compra de mídia. Sim, é possível que um publisher fraude dados para inflar os seus preços utilizando robôs para aumentarem, artificialmente, o número de visitas em seus sites. No entanto, existem empresas que são especializadas e pagas para combater esse tipo de prática criminosa. Além disso, os anunciantes podem sempre se precaver desse tipo de golpe comprando anúncios em locais confiáveis e com boa reputação. A tendência é que as fraudes sejam, cada vez mais, difíceis nas mídias online e que os fraudadores encontrem mais dificuldades para atuar.

A mídia programática é uma tendência forte e séria que já se tornou uma realidade nas mídias digitais. O seu avanço para as mídias tradicionais, ainda que tímido, também deve aumentar bastante nos próximos  anos. Investir em publicidade cada vez mais assertiva e barata é um dos passos que sua empresa deve dar na hora de criar o seu plano de marketing digital.

Fonte.: GlobalAd e Blog.pmweb